WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia
camara vc cmvc
Geral

Um dos maiores nomes do grafite mundial, Eduardo Kobras pinta mural da Santa Dulce dos Pobres em Salvador

Um dos maiores nomes do grafite mundial, o paulista Eduardo Kobras, vai homenagear Santa Dulce dos Pobres com um mural de 300 metros quadrados, em uma das fachadas laterais do Shopping Barra, em Salvador

Em entrevista ao G1, nesta quarta-feira (8), o muralista, que já grafitou murais com imagens de nomes como Ghandi, Madre Tereza de Calcutá, Martin Luther King e Mandela, conta que sempre quis homenagear Sanda Dulce dos Pobres, que foi canonizada em outubro do ano passado.“A ideia de fazer um mural sobre a Irmã Dulce já existe há muito tempo. Eu tenho um projeto que fala sobre pessoas relevantes para sociedade que lutaram pela paz, em prol do próximo, contra a violência, racismo”, disse o artista paulista.

O mural de Santa Dulce dos Pobres começou a ser feito nesta quarta, e deve ficar pronto entre em até 12 dias.

“Na realidade, hoje [quarta] nós começamos a primeira marcação do fundo do painel. É um com 32 metros de altura por 10 de largura e que tem a proposta de homenagear uma pessoa que é muito importante para a sociedade brasileira”, disse Eduardo Kobras.

Mural com imagens de Chico Buarque e Ariano Suassuna, deito por Eduardo Kobras, em São Paulo — Foto: Divulgação

Mural com imagens de Chico Buarque e Ariano Suassuna, deito por Eduardo Kobras, em São Paulo — Foto: Divulgação

Em mais de 30 anos de carreira, Eduardo Kobras já realizou arte em grafite em mais de 40 países e encara a responsabilidade de homenagear Santa Dulce dos Pobres em Salvador como uma oportunidade de estreitar laços com uma das cidades que ele mais admira.“Eu já estive em Salvador algumas vezes, mas é a primeira oportunidade que eu tenho para fazer um trabalho nessa proporção na cidade. É um local incrível, que tem muitas tradições e um movimento artístico muito diversificado”, disse o artista.

“Eu queria dizer que tenho total respeito pela arte de rua da cidade, tive contato com artistas locais de Salvador, peguei alguns contatos e já estou pensando em voltar para fazer outros trabalhos em parceria”.

O muralista é conhecido por transformar espaços neutros em grandes obras de arte. O uso de cores fortes, a riqueza de detalhes e a precisão dos traços são algumas das marcas de Kobras.“Eu gosto de usar os muros sempre para passar algum tipo de mensagem. Eu procuro pintar com o meu próximo pincel, ou seja ser autêntico. Os meus trabalhos têem alguns temas, eu trabalho com homenagens a artistas, grafito cenas antigas de cidades e pinturas em 3D”, contou o artista.

Mural com imagem de David Bowie feito por Eduardo Kobras nos Estados Unidos — Foto: Divulgação

Mural com imagem de David Bowie feito por Eduardo Kobras nos Estados Unidos — Foto: Divulgação

Kobra é autor de projetos conhecidos como “Muro das Memórias”, em que buscou transformar a paisagem urbana através da arte e resgatar a memória de cidades, e “Greenpincel”, onde denunciou fortes de violência contra animais e destruição da natureza.

O grafite de Santa Dulce dos Pobres vai fazer parte do projeto “Olhares da Paz”, no qual Eduardo Kobras pinta figuras que se destacaram na temática da paz e na produção artística, como Nelson Mandela, Anne Frank, Madre Teresa de Calcutá, Dalai Lama, Mahatma Gandhi, Martin Luther King, John Lennon, Malala Yousafzai, Chico Buarque, Ariano Suassuna, Salvador Dali e Frida Kahlo.

Fonte: G1 Bahia

Etiquetas

Artigos relacionados

Fechar