WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia
camara vc cmvc
Interesse Público

Vitória da Conquista: Serviço de apoio à agricultura familiar inaugurado é bem visto

Na última segunda-feira foi inaugurado em Vitória da Conquista o Serviço Territorial de Apoio à Agricultura Familiar (SETAF). Para Adenilson Costa, secretário de agricultura de Caraíbas esse novo projeto chegou para trazer melhorias para toda a região, segundo ele, agricultura familiar já foi esquecida e esse serviço servirá para como um apoio para que toda a Bahia desenvolva esse setor que é tão importante para a alimentação de tantas pessoas.

“A gente fica feliz e torcendo para que esse projeto dê certo e essa parceria de todos os municípios certamente vai mudar a vida de muitos agricultores”, afirmou o secretário.

DSCN1049

A inauguração contou com a presença de vários representantes de cidades do Sudoeste. No evento, esteve presente ainda o secretário do Desenvolvimento Rural do Estado da Bahia, Jerônimo Rodrigues, do deputado federal Waldenor Pereira (PT-BA), os deputados estaduais: Jean Fabrício Falcão (PCdoB), Marcos Aguiar Viana (PV) e José Raimundo Fontes (PT). O SETAF visa articular políticas públicas para a agricultura familiar e promover a inclusão produtiva dos agricultores familiares baianos.

DSCN1006

Segundo o secretário Jerônimo Rodrigues, “essa é uma afirmação da importância da agricultura familiar no plano estratégico de desenvolvimento do governador Rui Costa e da Presidente Dilma Rousseff e um reconhecimento a todas as lutas dos movimentos sociais, das cooperativas, consórcios e dos colegiados territoriais”.

DSCN1034

Em sua fala na inauguração, o deputado Waldenor afirmou que a agricultura familiar e o apoio aos pequenos agricultores tem sido destaque estratégico desde o primeiro governo do PT na presidência do Brasil. Foi o ex-presidente Lula, no seu governo, que criou o Ministério do Desenvolvimento Agrário, dando uma atenção especial à agricultura familiar em todo o País. O governo este ano está destinando mais de 28 bilhões de reais para a agricultura familiar, valor muito acima dos R$ 2 bilhões que o Pronaf recebia em 2002”, enfatizou o deputado federal.

 DSCN1063

O deputado Zé Raimundo também destacou a atenção especial dos governos estadual e federal com a zona rural e o homem do campo.

“Nós temos nossas críticas a fazer, mas não podemos negar que a vida mudou realmente após a chegada do ex-presidente Lula à presidência, que deu atenção ao povo, à agricultura, aos excluídos historicamente. Hoje, a gente que saiu da zona rural e volta lá, vê as pessoas com energia em casa, graças ao Luz Para Todos, água tratada e encanada, com escolas de ensino fundamental e ensino médio e querendo mais, querendo cursos pré-vestibular, cursos profissionalizantes”, descreveu o deputado estadual.

DSCN1115

Para o prefeito de Caraíbas, a chegado do SETAF, em Vitória da Conquista é impulso que a agricultura precisava e no que depender do apoio da prefeitura Municipal de Caraíbas, esse projeto tem tudo para dar certo.  Este é o quinto a ser implantado, além de Vitória da Conquista, há unidades do SETAF nos territórios Sertão do São Francisco (Juazeiro), Recôncavo (Cruz das Almas), Bacia do Paramirim (Macaúbas) e Semiárido Nordeste II (Ribeira do Pombal). Os Serviços Territoriais são compostos por equipes técnicas da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), da Coordenação de Desenvolvimento Agrário (CDA), da Superintendência Baiana de Assistência Técnica e Extensão Rural (Bahiater) e demais órgãos que integram a SDR.

Confira todas as fotos da solenidade:

Etiquetas

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar