WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia
camara vc cmvc
Interesse Público

Barra do Choça: prefeito se pronuncia sobre protestos dos servidores municipais

Após vários protestos dos servidores públicos municipais, que incluíram paralisações, ocupação do prédio administrativo e manifestação em frente a UCSAL, em Vitória da Conquista, durante reunião da AMVAGRA e UPB, a prefeitura se pronunciou por meio de nota:

“O Município de Barra do Choça informa que as negociações salariais para o exercício de 2015 iniciaram em fevereiro do corrente ano e foram apresentadas argumentações concisas que fundamentaram a proposta apresentada de 6,41%, que é correspondente a correção da inflação. Mesma proposta, inclusive, apresentada pelo Governo do Estado para seus servidores. Existe, no município, não somente o reajuste salarial anual, mas também o plano de carreira que garante outras vantagens e gratificações aos servidores municipais.

Respeitamos o direito de manifestação, porém diante da impossibilidade de avançarmos nas negociações em razão dos limites estabelecidos pela Lei de Responsabilidade Fiscal, submetemos essa divergência á apreciação do Poder Judiciário, estamos no aguardo de decisão judicial”, diz o documento.

WP_20150826_004

Segundo o presidente do Sindicato dos servidores Municipais de Barra do Choça, Marcos de Lauro, as reivindicações não giram somente em torno de reajuste salarial, mas de melhores condições de trabalho, aplicação correta dos recursos e melhor infraestrutura da cidade.

 Em entrevista ao Jornal Sudoeste, o prefeito de Barra do Choça, Oberdam Rocha (PP), disse que respeita o direito dos sindicalistas se manifestarem, desde que de forma pacífica e sem que direitos constitucionais, como o de ir e vir das pessoas sejam prejudicados. Lamentou, apenas que os sindicalistas lancem mão de mentiras para tentar denegrir a imagem dele e da Administração Municipal.

“É evidente que há uma conotação política e já visando as eleições do próximo ano por trás desse movimento”, apontou o prefeito.

Oberdam afirmou que Barra do Choça é hoje o município que melhor paga seus servidores, particularmente os profissionais da Educação, na região.

“Já fui questionado por gestores de outros municípios incomodados com o valor que um professor receber em Barra do Choça. Na oportunidade, os prefeitos colocaram que temiam que os professores de seus municípios usassem Barra do Choça como parâmetro para cobrar aumentos”, disse.

Com relação às reivindicações dos sindicalistas, o prefeito lembrou que a situação no município hoje é infinitamente melhor da que encontrou quando assumiu o mandato, mas reconhece que ainda há muito para avançar.

“Vemos todos os dias na mídia, notícias sobre as conseqüências da crise econômica que estamos passando. Tanto Municípios quanto instituições privadas sofrem o impacto da situação do contexto econômico atual. São noticiadas demissões em massa no âmbito privado, impasses pela dificuldade de consenso nas negociações salariais nos setores públicos, redução significativo do consumo que impacta na redução da arrecadação proveniente de imposto. Além disso, o segundo semestre é marcado pela redução de uma das principais verbas dos Municípios: o FPM (Fundo de Participação dos Municípios), chegando até 40% a menos. Não é sensato fugirmos dessa realidade, sobretudo pelo fato da diferença entre o que oferecemos, de acordo com o que o caixa da Prefeitura suporta, nesse momento, com o que o Sindicato quer solicita não é tão distante, aspecto esse que não justifica a forma como eles estão se comportando. Não será invadindo prédios públicos ou fazendo manifestações, como a que fizeram em Vitória da Conquista no horário no horário em que deveriam estar trabalhando é que vai mudar essa realidade. Estamos tranqüilos e conscientes de que temos buscado o melhor para Barra do Choça, pautando sempre pela responsabilidade de gestão dos recursos públicos, motivo pelo qual não há possibilidade de mudarmos a proposta do Município apenas para satisfazer os sindicalistas, pois além de salários temos outras demandas, bem como a obrigação de cumprir o limite de gastos com folha de pagamento, ou seja, até 54%. Embora entendamos que a manifestação faz parte da democracia, resta-nos conviver com o radicalismo adotado”, finalizou o Prefeito de Barra do Choça”.

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar