WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia
camara vc cmvc
Geral

“Todos Por Uma Medula”: A comovente história de Joaquim

 Você já parou para se perguntar se sua médula óssea pode salvar a vida de alguém que você nem conhece? Pois é, de acordo com informações do Instituto Nacional do Câncer (Inca), os registros de doadores voluntários de médula óssea servem para cadastrar pessoas dispostas a doar. Quando um paciente necessita de transplante e não possui um doador na família, esse cadastro é consultado. Se for encontrado um doador compatível, ele será convidado a fazer a doação.  Tudo seria muito simples se não fosse o fato de  a chance de encontrar uma médula compatível ser, em média, de UMA EM CEM MIL. Por isso todos os dias são divulgadas campanhas em todos os meios de comunicação, para que as pessoas se conscientizem sobre a importância de doar. Esse é o apelo que também faz a família e amigos de uma criança, da cidade de Érico Cardoso. Abaixo acompanhe a história do pequeno Joaquim:

Joaquim hoje tem 07 anos, e aos 3 anos foi diagnosticado com Leucemia Linfoide Aguda.

Após período de 1 ano e 10 meses onde o tratamento se deu por alta medicamentosa, o pequeno Joaquim voltou para casa sendo monitorado frequentemente através de exames periódicos.

Em julho de 2015, Joaquim começou a apresentar algumas alterações e foi confirmado a reincidência da doença.

Iniciou-se uma nova etapa de quimioterapia, onde não obteve o resultado esperado, e a indicação médica é de transplante de medula óssea.

Joaquim está em tratamento em  Barretos SP.

A família e amigos vem através de todas as formas de comunicação solicitar doares para o teste de compatibilidade da medula óssea.

São apenas 5 ml de sangue para o exame de compatibilidade que é feito no HEMOCENTRO mais próximo, (Brumado, Vitoria da Conquista etc)

Achar um doador compatível é de 1 a cada 100.000 pessoas, por isso quanto mais pessoas doarem, mais perto chegaremos do doador compatível com o Joaquim.

Achando um doador compatível o transplante é simples, não gera danos para o doador.

A medula se recompõe em apenas 07 dias e você pode doar varias vezes desde que você tenha entre 18 e 55 anos e goze de boa saúde.

IMPORTANTE: O tipo sanguíneo do Joaquim é O+, pra quem for doar sangue. Porém, para fazer a doação de medula óssea, o tipo sanguíneo é indiferente, ou seja, qualquer pessoa independente do seu tipo sangue pode doar medula.

Contribua!

Procure o Hemocentro mais próximo e Salve uma vida

‪#‎DoeSangue ‪#‎DoeMedula

Para obter mais informações, acesse a página da campanha no facebook: “https://www.facebook.com/UmaMedulaProJoaquim?ref=nf”

 

 

Por Laiane Albuquerque

 

Etiquetas

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar