WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia
camara vc cmvc
Interesse Público

Bahia: Comitiva com Rui Costa viaja para a Europa e João Leão assume governo

O governador Rui Costa fará uma viagem para Europa, onde passará por países como a Itália, Alemanha e Espanha com o objetivo de atrair novos investimentos nas áreas de energia solar e da indústria farmacêutica para a Bahia. O vice João Leão (PP), assume a função por 14 dias, deste domingo (4) até o dia 17 de outubro.

De acordo com a Secretaria de Comunicação da Bahia (Secom), o principal foco da viagem é captação de empresas produtoras de medicamentos e equipamentos na área de saúde, além de desenvolvedoras de tecnologias ligadas a energias renováveis e inovações na educação, com a aproximação entre ensino e mercado. Também será discutida na viagem a reativação de convênio com a FAO (Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura), que pode atrair R$ 50 milhões para a agricultura familiar baiana.

Vice-governador da Bahia, João Leão (Foto: Reprodução/TV Bahia)

Estarão com Rui Costa uma delegação formada por secretários e técnicos do Estado, além de representantes das federações das Indústrias da Bahia (Fieb) e do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado (Fecomercio). A viagem começa neste domingo (4). Por volta das 17h30, a delegação embarca com destino a Lisboa e a previsão de retorno à capital baiana é no dia 17 à tarde.

Confira os objetivos por país

Itália: A primeira etapa da viagem será acompanhada por um grupo de 15 empresários dos setores industrial e comercial, com objetivo de apresentar a Bahia na Lombardia, região considerada a mais desenvolvida economicamente da Itália. No dia 6 de outubro, o governador vai participar do “Dia da Bahia” da Expo Milão. Nesse dia, a Secretaria de Turismo vai levar o músico para a apresentação Adelmário Coelho e dará ênfase ao São João e ao forró baiano. No mesmo dia, Rui Costa vai visitar a Universidade Politécnica de Milão para conhecer o modelo de integração Escola/Centro Tecnológico/Empresa.

Na Itália, o governo informou que outro objetivo é a consolidação de parceria com duas  empresas – a farmacêutica Chemi, que já possui unidade em Camaçari -, em busca de acordo de cooperação e memorando de entendimento para que a Fundação Baiana de Pesquisa Científica e Desenvolvimento Tecnológico, Fornecimento e Distribuição de Medicamentos (Bahiafarma) produza alguns medicamentos, especialmente os oncológicos, e para tratamento de anemia falciforme, com redução de custos. Outra é a Bioimpianti. Nesse caso, a intenção é afinar o cronograma para o início da produção baiana, em consonância com as demandas do estado. O governador também fará uma visita ao Papa, no Vaticano, na manhã do dia 14.

Alemanha: A comitiva visita duas cidades alemãs, Stuttgart e Freiburg, entre os dias 8 e 12 de outubro. Na primeira, participa de um seminário sobre energia solar e se reúne com os empresários da empresas de energia fotovoltaica Manz e Kaco. Ele vai visitar ainda a escola Hoppenlau, semelhante ao Senac, e se reunirá com representantes da empresa de equipamentos médicos Erbe Elektromedizin GmbH. Em Freiburg, conhecida como “cidade verde”, ele visitará a Fraunhofer Institut, que é dedicado à pesquisa de alta tecnologia na geração, distribuição e armazenamento de energia solar. A meta é trazer para o Cimatec um centro de excelência e certificação de equipamentos de energia solar.

Espanha: O governador vai visitar a fábrica Gamesa, empresa que já tem investimentos na Bahia na área de energia eólica para a discussão de novos projetos. A expectativa é que seja instalado na Bahia um laboratório para testes de equipamentos de alta tecnologia e da universidade corporativa Gamesa.

Fonte: G1 Bahia

Etiquetas

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar