WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia
camara vc cmvc
Interesse Público

Piripá: Mutirão realiza exame preventivo em mulheres da Zona Rural

O mutirão foi realizado na fazenda Lagoa do Ferreira. Os exames aconteceram na Unidade de Apoio da Família, USF Odilon Marinho, e na Unidade Móvel de Saúde.

O atendimento às mulheres foi realizado por uma equipe de cinco enfermeiros, um técnico de enfermagem e um médico. Além de realizar o exame das mamas, as pacientes que tiveram alterações receberam o agendamento para o exame de mamografia.

De acordo com a enfermeira, coordenadora da Atenção Básica do município de Piripá, Iêda Ribeiro Caires, 35 mulheres realizaram o exame preventivo.

“É a segunda vez que a gente realiza este mutirão na fazenda Lagoa do Ferreira. Desta vez, 35 mulheres foram ao local e realizaram o exame preventivo ginecológico. O mais interessante é que muitas dessas mulheres estavam com o preventivo atrasado e muitas delas nunca fizeram o exame de mamografia”, ressaltou Iêda.

Ainda segundo Iêda, o objetivo é fazer com que as mulheres criem o hábito de cuidar da própria saúde e que façam os exames regularmente.
“A mulher tem que ter o hábito de cuidar da saúde e o papanicolau é um exame de rotina que deve ser realizado pelo menos uma vez por ano por todas as mulheres com vida sexual ativa. Por meio do papanicolau é possível detectar o vírus do papiloma humano (HPV) e o câncer do colo do útero. Nós temos que lembrar que o câncer do colo do útero é o segundo mais comum entre mulheres e através do papanicolau é possível ter o diagnóstico precoce da doença, aumentando as chances de sucesso durante o tratamento”.

O câncer do colo uterino é o mais comum entre as mulheres no Brasil, correspondendo aproximadamente 24% de todos os casos. Com o exame Citopatológico é possível detectar não apenas a presença deste câncer, mas também alterações das células que possam se transformar em câncer posteriormente. Dessa forma, haverá a chance de realizar um tratamento com medicação adequada para evitar o aparecimento e desenvolvimento da célula cancerígena. É por isso que este exame é também conhecido como “Preventivo”.

Informações: Assessoria prefeitura de Piripá

Etiquetas

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar