WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia
camara vc cmvc
Interesse Público

Abastecimento, máquinas e escola beneficiam sudoeste baiano

Os municípios da região da Bacia do Paramirim, no sudoeste do estado, receberam uma série de ações do Governo da Bahia no último sábado. Em visita a Ibipitanga, o governador Rui Costa inaugurou a ampliação do abastecimento de água na zona rural, entregou equipamentos para obras de infraestrutura e títulos de terra. Também autorizou a construção de uma escola estadual. Os investimentos somam R$ 4,7 milhões.

Formado por 14 municípios da região, o Consórcio de Desenvolvimento Sustentável da Bacia do Paramirim recebeu quatro máquinas – uma caçamba, uma pá carregadeira, uma retroescavadeira e um trator de esteira. Os equipamentos foram adquiridos em parceria com a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf).

“As máquinas visam a atuação na zona rural, criando uma infraestrutura hídrica capaz de ultrapassar os momentos de seca”, destacou o governador. Os equipamentos serão usados prioritariamente em obras de infraestrutura como estradas, construção e limpeza de barragens e aguadas.

Ainda na cidade Rui Costa entregou 267 títulos de terra para agricultores de nove municípios da região. Outras 1.039 famílias foram incluídas no programa Garantia Safra. “A partir do dia 17 deste mês as famílias começam a receber as cinco parcelas do recurso”, informou o secretário de Desenvolvimento Rural, Jerônimo Rodrigues. Outra ação voltada para a agricultura familiar é a distribuição de palmas forrageiras destinadas à alimentação animal.

Água encanada

A chegada da água encanada aos distritos de Baixão, Bebedouro e Água Branca – que recebeu ainda um dessalinizador – está possibilitando mais qualidade de vida a 200 famílias. “É fundamental essa água para a gente beber, usar em casa, porque antes não havia. A água era de poço e salgada”, compara o lavrador João Silva, 50 anos, morador de Bebedouro.

De acordo com o secretário de Infraestrutura Hídrica e Saneamento, Cássio Peixoto, o abastecimento é feito por meio de sistemas simplificados. “Eles são abastecidos através de poços artesianos alimentados por adutoras, a água vai para estações de tratamento e daí para as ligações domiciliares”.

Nova escola

Também no município de Ibipitanga, Rui assinou ordem de serviço para o início das obras de uma nova unidade da rede estadual de ensino. A escola terá seis salas de aula e investimento da ordem de R$ 2,4 milhões. O governador também visitou o Colégio Estadual Lúcia Correia como parte das ações do programa Educar para Transformar.

Os 417 alunos do colégio serão transferidos para a nova unidade. “Aqui tem várias pessoas com muito talento e a escola não tem tanta estrutura. Por isso ter outra escola vai ser muito importante”, afirmou Lauane Pereira, 16 anos, aluna do 3º ano do ensino médio.

Fonte: Glauber Morais – Assessoria Governo do Estado

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar