WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia
camara vc cmvc
Interesse Público

Deputado destaca a importância do comércio de Vitória da Conquista

A terceira maior cidade da Bahia, Vitória da Conquista, completou 175 anos de emancipação política e administrativa ontem e recebeu Moção de Aplausos do deputado Fabrício Falcão (PCdoB) na Assembleia Legislativa da Bahia. A homenagem destaca as conquistas da população e sua importância para o Estado: “É com grande alegria que venho manifestarhomenagem ao 175º aniversário de emancipação política de Vitória da Conquista, que se configura como importante polo econômico do Estado”, felicita o parlamentar. Ele destacou o forte comércio local e o desempenho do município nas áreas da saúde e da educação, importante contribuição para o desenvolvimento socioeconômico conquistense.

O português, sertanista, João Gonçalves da Costa, foi o responsável pela fundação do Arraial da Conquista, em 1783. A expansão populacional tem origem no garimpo do ouro e na atividade pecuária. Posteriormente, pelo interesse da metrópole portuguesa que investiu na urbanização entre o litoral e o interior do sertão, como contingência da guerra de 1940, transformando a região com a construção das rodovias que se cruzam no município e dão visibilidade a Vitória da Conquista.

Atualmente, com 343,230 mil habitantes, segundo dados do IBGE de 2015, a terceira maior cidade do Estado é também um dos maiores centros comerciais do país, melhorando também o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), que saltou do 30º lugar em 1991, para 18º em 2000. “Pelo exposto é que venho prestar esta justa homenagem ao município de Vitória da Conquista”, conclui Fabrício Falcão.

Fonte: Diário Oficial-10 de novembro 2015

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar