WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia
camara vc cmvc
Geral

Parlamentares pedem adiamento de gravidez por conta dos surtos de microcefalia

Na última semana, foi divulgada nota pelos parlamentares da Frente Popular da Saúde, composta por deputados federais que atuam na área. O documento recomenda as mulheres a desistirem temporariamente dos planos de engravidar, por conta do surto de microcefalia que tem atingido sete estados do Nordeste.

De acordo com o site o do jornal O Globo, o presidente do grupo, o deputado Osmar Terra (PMDB-RS), participou de uma reunião com o ministro da Saúde, Marcelo Castro, e classificou a epidemia da enfermidade como um problema “gravíssimo”. Na nota, os parlamentares definem o aumento de casos como “assustador”. “Nós não vamos evitar que milhares de crianças nasçam com a microcefalia, mas nós podemos evitar agindo forte agora que dezenas de milhares de crianças tenham microcefalia. Temos que diminuir esse dano. Quem estiver planejando ter filho agora, que possa adiar esse plano, que possa deixar passar mais um tempo e nos dar a oportunidade, dar ao governo a oportunidade de vencer essa gravíssima epidemia, principalmente eliminando o vetor”, afirma a nota da Frente Parlamentar.

A microcefalia é uma anomalia que faz com bebês nasçam com o crânio menor e, em 90% dos casos, provoca retardo mental. O aumento no número de casos da doença deixou o Brasil em alerta, após estados do Nordeste registrarem nos últimos meses mais que o dobro de ocorrências em relação à média de anos anteriores. A epidemia de microcefalia vem sendo ligada ao surto de zika vírus, doença transmitida pelo mosquito aedes aegypti. Recentemente, exames feitos em duas gestantes com bebês diagnosticados com microcefalia mostraram que elas haviam tido o zika. Na Bahia, o Hospital Irmã Dulce criou um grupo de estudo sobre a doença.

(Fonte: Jornal O Globo)

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar