WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia
camara vc cmvc
Interesse Público

Conferência reúne agricultores para discutir sobre assistência técnica para a agricultura familiar

Avaliações sobre a assistência técnica disponibilizada aos agricultores de Vitória da Conquista, assim como considerações sobre novas estratégias para torná-la mais eficaz. Este foi o eixo central das discussões que acontecem na última terça-feira, 01, na Secretaria Municipal de Trabalho, Renda e Desenvolvimento Econômico (Semtre).  Trata-se da segunda edição da Conferência Municipal de Assistência Técnica e Extensão Rural na Agricultura Familiar e Reforma Agrária.

“É muito importante, porque vamos conhecer novas formas de trabalho e isso ajuda também na nossa renda familiar. A gente ganha mais conhecimento, tem mais chance de agregar a agricultura familiar com novas formas de plantio e de combate às pragas sem agrotóxicos”, observou a agricultora Vanilde Souza, que vive no Assentamento Amaralina, cerca de quatro quilômetros depois da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb).

SC2_1187-1020x680 (1)

A Secretaria Municipal de Agricultura dispõe de uma equipe de técnicos que se dedica a oferecer assistência técnica aos agricultores familiares de Vitória da Conquista. Os profissionais visitam as propriedades, fazem a intermediação para que os pequenos produtores consigam créditos e ressarcimento de prejuízos em razão da seca (por meio do Pronaf e Garantia Safra, respectivamente), entre várias outras ações. Eles também orientam os agricultores sobre como tornar mais eficiente a plantação e o desenvolvimento de suas lavouras.

As propostas feitas a partir das discussões da conferência pretendem incrementar este trabalho. “Tenho certeza de que sairão muitas boas propostas e muitas reflexões. É muito importante, num encontro deste, valorizar as vitórias já conquistadas e os passos que ainda podem ser dados”, disse o prefeito Guilherme Menezes.

Os resultados das discussões serão encaminhados à conferência territorial, agendada entre os dias 09 e 11 de dezembro. Esta fará o mesmo procedimento, levando propostas para a conferência estadual – que, por sua vez, cuidará para que o conteúdo chegue à nacional. Ambas serão realizadas em 2016, com datas ainda por serem definidas.

Na solenidade estiveram presentes além do prefeito, a  agricultora Robélia Mota, Odir Freire, secretário municipal de Agricultura; Gildásio Silveira, presidente do Conselho de Desenvolvimento Sustentável; Júlio Honorato, vereador e presidente da Comissão de Agricultura da Câmara Municipal; e Ricardo Carvalho, da Superintendência Baiana de Assistência Técnica e Extensão Rural (Bahiater).

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar