WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia
camara vc cmvc
DestaquesGeral

Conquista: Secretaria de Educação divulga lista de estudantes finalistas dos projetos artísticos

A Secretaria da Educação do Estado da Bahia divulgou, nesta terça-feira (13), a lista dos estudantes finalistas dos seguintes projetos artísticos: Festival Anual da Canção Estudantil (FACE), Tempo de Arte Literária (TAL), Produção de Vídeos Estudantis (PROVE), Mostra do projeto Dança Estudantil (DANCE) e Festival Estudantil de Teatro (FESTE). Foram selecionadas 89 experiências criativas, envolvendo 232 estudantes de escolas estaduais que serão apresentados na etapa estadual em Salvador.

Os estudantes envolvidos nestes projetos, que são desenvolvidos ao longo do ano letivo, já passaram pelas seletivas escolares e regionais, por Núcleo Regional de Educação (NRE) e, em todas as etapas, foram avaliados por especialistas. Na última avaliação, realizada no Instituto Anísio Teixeira, o FACE habilitou 15 canções e 23 estudantes; o TAL, 33 obras literárias e 38 estudantes; o PROVE; 15 curtas de 5 minutos e 64 estudantes; o DANCE, 13 coreografias e 53 estudantes e o FESTE, 13 experimentos cênicos e 54 estudantes.

Dos trabalhos selecionados, 6 deles são projetos desenvolvidos por estudantes de escolas do território Vitória da Conquista (Nre 20). “Todos nós temos sonhos e eu consegui realizar um hoje. O TAL é como um mar de conhecimento. Qual estudante não quer mergulhar nele?”, diz um dos finalistas do TAL, Jabson Costa. Ele é estudante do Colégio Estadual Luis Eduardo Magalhães na cidade de Mirante e irá representar o Nre 20 na etapa estadual com a obra “Aos trancos e barrancos pro meu Nordeste eu voltei”.

“Estou muito feliz por saber que fui selecionado dentre tantos outros para a etapa estadual, não simplesmente pelo fato de apresentar e ir a capital baiana, mas principalmente por levar a cultura da minha terra para outro lugar. Meu cordel conta uma história que para muitos pode ser em vão, mas para mim e especialmente para o meu avô,  é um pouco de nossa história. Hoje eu estou em festa, minha família está em festa, minha cidade está em festa e especialmente, a cultura do vaqueiro está em festa”, finaliza, emocionado, o estudante.

Os jurados consideraram alto o nível técnico e potencial artístico dos trabalhos finalistas. As criações retratam as percepções dos estudantes em relação ao mundo em que vivem. A atriz, dramaturga e produtora Kátia Letícia, que contribuiu na avaliação dos projetos do Feste, afirma que as produções transcenderam “a ideia da pura fruição artística”, colocando a arte como algo que pertence à condição humana.

“É sempre muito surpreendente ver o potencial criativo dos estudantes da rede estadual, principalmente em relação aos do interior, que não têm muito acesso às produções artísticas da capital. Os trabalhos estão no nível da intuição e, dentro do contexto escolar, eles produzem uma arte genuína, através da qual interpretam o mundo sob os seus olhares”, considera Kátia Letícia.

O sociólogo Humberto Alves Silva Jr., especialista na obra de Glauber Rocha, analisou os trabalhos do Prove e diz que o resultado foi, mais uma vez, “muito positivo”. “Houve um crescimento de qualidade, não só em termos técnicos, como na abordagem do conteúdo, voltado para temas atuais, como questões sociais a exemplo de gravidez na adolescência, aborto, violência urbana e violência contra a mulher. Fiquei impressionado com o número de filmes documentários, voltados para a realidade social, provocando discussão e reflexão entre os espectadores”.

Projetos estruturantes

Os projetos artísticos vêm sendo promovidos, desde 2007, pela Secretaria da Educação do Estado da Bahia. Trata-se de uma iniciativa pioneira no campo de políticas culturais com a juventude estudantil, como explica a coordenadora dos projetos Intersetoriais da Secretaria da Educação do Estado, Nide Nobre. “A arte e a cultura são componentes essenciais à matriz do conhecimento na Educação Básica das escolas da rede estadual. Esta iniciativa busca diversificar os currículos escolares, promovendo o acesso dos estudantes ao conhecimento científico, às artes e à cultura”, afirma.

Ainda serão divulgados os finalistas para a etapa estadual dos seguintes projetos: Encontro de Canto Coral Estudantil (Encante), Artes Visuais Estudantis (AVE) e Educação Patrimonial e Artística (EPA).

Finalistas dos projetos artísticos e culturais (NRE 20) – 2016

Face – Festival Anual da Canção Estudantil

Outro universo – Aleksander Santos Sousa, 17 anos, 3ª ano do Ensino Médio (compositor), Ismael Lemos da Silva Rocha, 16 anos, 1° ano do Ensino Médio (intérprete), Colégio Estadual Eurides Santana, Poções, NRE 20 – Vitória da Conquista.

– TAL – Tempos de Arte Literária

 O canto de um autista! Estrelando: “Polifonia e partituras do meu viver” – Felipe Ferreira Campos, 19 anos, autor e intérprete, 3º ano do Centro Educacional de Planalto – NRE 20 – Vitória da Conquista.

Aos trancos e barrancos pro meu Nordeste eu voltei – Jabson Costa Santos, 16 anos, autor e intérprete, 2º ano do Colégio Estadual Luis Eduardo Magalhães, Mirante – NRE 20 – Vitória da Conquista.

 Koserê – Laudineia da Silva Gobira, 19 anos, autora e intérprete, 3º ano do Colégio Estadual Daria Viana de Queiroz, Barra do Choça – NRE 20 – Vitória da Conquista.

Dance – Dança Estudantil

Cultura morta – Jans Costa de Oliveira, 15 anos, 2º ano do Ensino Médio, Colégio Estadual Presidente Médici, Cândido Sales, NRE 20 – Vitória da Conquista.

Feste – Festival Estudantil de Teatro

 * Causos da Bahia – Jucilene Silva Pacheco, 17 anos, Érica Meira Rocha, 17 anos, 3º ano do Ensino Médio, Ricardo Novais Barreto, 17 anos, Avelson da Silva Santos, 16 anos, 2º ano do Ensino Médio, Colégio Estadual Eurides Santana, Poções, NRE 20 – Vitória da Conquista. (Fonte: Direc – 20)

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar