WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia
camara vc cmvc
Interesse Público

Governo de Caculé alerta a população para reforçar combate ao Aedes aegypti‏

O Governo de Caculé, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, e através da Atenção Básica e da Vigilância Sanitária e Epidemiológica intensifica as ações de combate ao mosquito, tendo o objetivo de eliminar possíveis focos de proliferação do mosquito, principalmente agora que ele transmite também a CHIKUNGUNYA e o ZIKA.

A ação que acontece de 15 a 20 de fevereiro faz parte da nova campanha de combate ao mosquito aedes aegypt e tem como slogan“SEMANA DA FAXINA. UM MOSQUITO NÃO PODE SER MAIOR DO QUE A CIDADE INTEIRA” que acontece durante toda a semana em todos os bairros da cidade, com o apoio da Cooperativa de Catadores Catando a Vida, da Lig-lixo, empresa responsável pelo recolhimento do lixo no município, e a adesão da população redobrando a atenção para a melhor maneira de limpar as casas e locais de trabalho e assim evitar os focos de disseminação do mosquito.

De acordo com a coordenadora da Vigilância Epidemiológica e Sanitária, Paula Junqueira Mota, as ações serão realizadas todos os dias da semana e o envolvimento da população, na separação e coleta dos materiais que possam acumular água e no cuidado diário em casa, é fundamental para o êxito do trabalho.

Entenda as diferenças das três doenças:

Sintomas: A Dengue e a Chikungunya têm sintomas e sinais parecidos, enquanto a Dengue se destaca pelas dores nos corpo, a Chikungunya se destaca por dores e inchaço nas articulações. Já o Zika se destaca por uma febre mais baixa (ou ausência de febre), muitas manchas na pele e coceira no corpo e também pode apresentar diarreia e sinais de conjuntivite.

Perigos e complicações:

Dengue: A principal complicação é a desidratação grave, que ocorre sem a pessoa perceber. Por isso, é importante tomar bastante líquido quando a pessoa estiver com Dengue.

Chikungunya: A principal complicação é a permanência, por longo tempo, das dores e inchaço nas articulações, às vezes impedindo as pessoas de retornarem às suas atividades.

Zika: As complicações mais observadas têm sido as manifestações neurológicas como paralisia facial e fraqueza nas pernas, sendoainda mais perigoso para mulheres grávidas, principalmente nos três primeiros meses de gestação porque pode causar Microcefalia nos bebês.

Prevenção: Não acumule água em latas, embalagens, copos plásticos, tampinhas de refrigerantes, pneus velhos, vasinhos de plantas, jarros de flores, garrafas, sacos plásticos e lixeiras, e todos os outros recipientes que possam acumular água, manter as caixas d´água, cisternas, tambores sempre bem fechados e trocar regularmente a água dos recipientes dos animais.


Tratamento:
Não existe vacina ou tratamento específico. Os sintomas são tratados com medicação para a febre (paracetamol) e as dores articulares (anti-inflamatórios). Não é recomendado usar o ácido acetil salicílico (AAS) devido ao risco de hemorragia. Recomenda‐se repouso absoluto ao paciente, que deve beber líquidos em abundância. Vá ao posto de saúde se estiver com os sintomas. Evite a automedicação.

Fonte: Tayga M. Ribeiro Cruz – Assessora da Prefeitura

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar