WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia
camara vc cmvc
Expressão BahiaInteresse Público

Hemodiálise: Prefeitura paga regularmente clínicas credenciadas, mas crise nacional atinge prestação de serviços na cidade

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) esclarece que os contratos com as clínicas credenciadas em Vitória da Conquista para prestar atendimento a pacientes que necessitam de hemodiálise estão vigentes e todos os pagamentos estão sendo realizados sem atraso. Os problemas registrados na cidade são reflexo de uma crise generalizada que atinge quase todo o país.

Quanto ao encaminhamento dos pacientes de Vitória da Conquista e da região pactuada que estão aguardando vaga para o tratamento de hemodiálise, a SMS esclarece que a regulação é realizada pelo SISnefro, sistema gerido pelo Governo do Estado, ao qual o Município não tem acesso.

Sobre a prestação de serviço

Os prestadores do serviço de hemodiálise relatam dificuldades na manutenção do serviços prestados à rede SUS e apontam como principais problemas a falta de insumos básicos, desabastecimento industrial, estoques no limite e reajuste exorbitante nos preços, fatores que têm dificultado e até impossibilitado a continuidade do serviços prestados por diversas clínicas do país.

Em Vitória da Conquista, o cenário não é diferente. As duas clínicas conveniadas, Uro e Nephron, informaram que não houve interrupção de atendimento aos pacientes que já estavam utilizando os serviços, mas que não há possibilidade de receber novos pacientes.

O contrato vigente com a Clínica Uro é para atendimento de 432 pacientes pela rede SUS, mas hoje só atende 295. Já a Nephron tem capacidade para atender 223 pacientes e tem, hoje, 215 pessoas em tratamento.

A SMS já enviou ofícios informando a situação à Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab), ao Ministério da Saúde e ao Ministério Público e continua em busca de solução para direcionar os pacientes, além de ter realizado diversas reuniões para discutir e elaborar planos de ação a fim de garantir a assistência aos pacientes, o mais rápido possível.

Regulação

A Secretaria Municipal de Saúde esclarece, ainda, que já foi solicitado à Sesab que os pacientes que fazem tratamento nas clínicas conveniadas em Vitória da Conquista e que não fazem parte da região pactuada de Vitória da Conquista sejam contrarreferenciados para os municípios correspondentes à sua pactuação.

Conforme relatório obtido do Sistema Estadual de Nefrologia (Sisnefro), neste momento, 17 pacientes encontram-se na fila de espera, 11 estão hospitalizados e aguardando vagas para tratamento em unidades ambulatoriais.

Fonte: Secom PMVC

Etiquetas

Artigos relacionados

Fechar