WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia
camara vc cmvc
Interesse Público

CONQUISTA: Deputado Fabrício busca apoio da FUNASA para quilombolas

Em audiência, ocorrida nessa quinta-feira (7), o coordenador político do Conselho Territorial das Associações Quilombolas de Vitória da Conquista, Nelson Quilombola, apresentou demandas das comunidades quilombolas do município ao superintendente estadual da Fundação Nacional de Saúde (FUNASA) na Bahia, Vicente Neto. O encontro foi articulado pelo deputado e pré-candidato a prefeito de Vitória da Conquista, Fabrício Falcão (PCdoB). “A comunidade quilombola de Conquista tem demandas urgentes. É necessário provocar os órgãos de governo para resolver essas questões o mais rápido possível. Eu acredito que a FUNASA vai atender as solicitações rapidamente”, disse Fabrício.

Nelson Quilombola pediu que sejam feitas melhorias habitacionais para o controle da doença de chagas na comunidade quilombola de São Joaquim de Paulo, onde recentemente foram confirmados dois casos. A proposta é que as casas com vulnerabilidade para transmissão vetorial da doença sejam restauradas ou reconstruídas ainda este ano.

O representante quilombola também solicitou a implantação de sistemas de abastecimento de água na comunidade Lagoa de Melquíades e a construção de banheiros na comunidade de Furadinho, distrito de Iguá. Nelson sublinhou que são ações fundamentais para a saúde dessas comunidades.

O superintendente da FUNASA, Vicente Neto, assinalou que o objetivo do órgão “é atender às necessidades básicas de saneamento das famílias quilombolas, por meio de instalações mínimas, conectando ações como a captação e o uso adequado da água, à higiene e o destino adequado dos esgotos domiciliares”.

Vicente ainda se comprometeu em participar de uma reunião de trabalho com todas as comunidades quilombolas da Bahia, que acontecerá no dia 28 de abril, na Assembleia Legislativa. O objetivo da iniciativa é erradicar a doença de chagas nos assentamentos quilombolas baianos. (Ascom deputado Fabrício Falcão)

Etiquetas

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar