WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia
camara vc cmvc
Geral

Conquista: Beneficiários do PROLER falam da importância do projeto

Por CMVC

Foi realizada na manhã desta segunda-feira (25), na Câmara municipal de Vitória da Conquista (CMVC), uma audiência pública em homenagem aos 25 anos de existência do PROLER, projeto idealizado pela professora Heleusa Câmara em parceria com a Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). A sessão foi requerida pelo vereador Professor Cori (PT) e contou com a presença de diversos membros do projeto, que puderam relatar suas experiências com a iniciativa.

ProLer_75
                                                  Foto: Ascom Câmara

Ailton Dias, pedreiro, poeta e cordelista, destacou a importância do PROLER em sua trajetória. Ele tem dois livros publicados com a ajuda do programa, o “Versos do amor” e “Caminhos do amor”, além de um terceiro trabalho que ficou conhecido na Argentina. “Só tenho a agradecer a Heleusa por ter acreditado em meu trabalho, me ajudando e incentivando”, declarou.

ProLer_96
                                              Foto: Ascom Câmara

Dona Silvina, participante do PROLER de Itapetinga, parabenizou os 25 anos do programa. Ele explicou que começou como aluna e hoje é professora. “Falamos muito nas crianças, mas a terceira idade precisa de leitura. A leitura dos nossos idosos. Leitura é memória”. Destacou o trabalho das professoras Heleusa e Helena. “O trabalho em Itapetinga tem salas com dinâmicas, as vezes dou aula para 80, 90 alunos. Mostro a vida para meus alunos. Precisa ter leitura para descobrir a realidade da vida”, falou e acrescentou. “A política hoje é dentro de nossa casa, na nossa educação. Por todo o país tenho levado a leitura. O Brasil depende de nós o valorizarmos. Temos que aprender, responder, fazer uma crítica dentro da leitura. Trabalho com música, sempre levando gente a leitura”. Silvina afirmou que a audiência foi um dia de alegria. “Agradeço a Deus pelo ciclo de leitura, o companheirismo. Precisamos estar valorizando a sala de aula. São 25 anos. Não esquecemos da equipe que já foi e das que estão hoje aqui”.

ProLer_118
                                                  Foto: Ascom Câmara

Maria Helena Souza descreveu a importância do PROLER não só em Vitória da Conquista: “Nas três cidades onde a Uesb possui pólo (Vitória da Conquista, Itapetinga e Jequié) esse projeto tem uma importância muito grande no que se refere em desenvolvimento, educação e desenvolvimento intelectual das pessoas”.

ProLer_123
                                              Foto: Ascom Câmara

“Não deixamos de ser professores, nem educadores, e jamais deixamos de lado a experiência de vida que tivemos”, declarou Nadja Nunes, dizendo ainda o PROLER possui uma importância grandiosa, não só de Heleusa, mas de todos que fazem desse projeto. Ela solicitou que o PROLER possa ser transformado em uma forma de política pública no município: “Uma ideia dessa não é para morrer com a gente, deve permanecer e virar política. Deve se tornar política permanente do município, isso sim é uma forma de homenagear essa ideia tão grandiosa”, concluiu.

Ao final, o programa distribuiu certificados e homenagens a participantes e apoiadores da iniciativa.

 

Etiquetas

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar