WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia
camara vc cmvc
Interesse Público

Conquista: Divulgado primeiro levantamento de 2016 sobre infestação por Aedes aegypti

Na primeira quinzena de abril, a Prefeitura de Vitória da Conquista realizou, seguindo a orientação do Ministério da Saúde, o primeiro Levantamento Rápido do Índice de Infestação por Aedes aegypti (LIRAa) de 2016. O dado foi divulgado durante coletiva de imprensa realizada nesta quarta-feira, 27.

O índice de infestação constatado é de 4,5 – número maior do que o preconizado pelo Ministério da Saúde que é inferior a 1. Para chegar a esse resultado, os agentes de endemias visitaram 5.415 imóveis de 79 logradouros da zona urbana da cidade.

“Novamente, o índice apontou que 90% dos focos do mosquito estão nas residências”, enfatizou a coordenadora de Endemias, Polyana Gusmão. Por isso, ela reforçou o pedido: “esperamos, mais uma vez, contar com a colaboração da comunidade, cuidando de suas residências e eliminando e evitando os possíveis criadouros do mosquito”.

Foram notificados até o momento 2354 casos, 209 de de zika e 17 de chikungunya. Atualmente, mais de 600 agentes de endemias e agentes comunitários de saúde realizam visita domiciliar e orientação a comunidade.

Com o novo LIRAa em mãos, a Secretaria de Saúde está iniciando uma nova etapa de trabalho, com o tratamento dos bairros que apresentaram o maior índice de infestação.

Segundo carro fumacê chega ao município

Com o objetivo de reforçar as ações de combate ao mosquito Aedes aegypti em Vitória da Conquista, o município recebeu, esta semana, mais um automóvel do tipo “fumacê”. Este segundo veículo se alia a outro, que desde o final de mês de fevereiro borrifa inseticida nos locais em que há maiores índices de infestação.

Nos próximos dias, o segundo carro do tipo “fumacê” passará nos bairros Nossa Senhora Aparecida, Bruno Bacelar, Urbis II e III e Guarani. Por cinco vezes em intervalos de cinco dias, o trabalho de borrifação de inseticida será executado nas ruas onde ocorreu maior número de notificações.

A borrifação com inseticida já foi concluída nos bairros Coveima I e Vila da Conquista. A ação segue nos bairros Brasil, Ibirapuera e Coveima II. Distritos e povoados da zona rural também recebem a visita do equipamento, que foi solicitado pela Prefeitura ao Governo Estadual. (Fonte: Site PMVC)

Etiquetas

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar