WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia
camara vc cmvc
Interesse Público

Política: Câmara recebe 1,3 milhão de assinaturas pela cassação de Cunha

Um milhão e 300 mil assinaturas. Esse foi o número de pessoas que assinaram um pedido virtual pela cassação do mandato do presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB-RJ). A coleta de assinaturas foi promovida pela organização Avaaz, conhecida por colher abaixo-assinados ao redor do mundo.

De acordo com o site “Huffpost Brasil“, a Avaaz entregou, nessa terça-feira (26), a petição a José Carlos Araújo (PR-BA), presidente do Conselho de Ética da Câmara. Réu por corrupção e lavagem de dinheiro no âmbito da Lava Jato, Cunha responde ao Conselho por mentir à CPI da Petrobras ao negar ter contas no exterior. Segundo a deputada Luiza Erundina (Psol-SP), um deputado aliado de Cunha tentou impedir a entrega do documento.

A campanha não tem valor jurídico, mas é uma forma de pressão popular. A grande maioria da população reprova a atuação de Cunha à frente da Câmara dos Deputados. Segundo pesquisa da DataFolha, 77% dos brasileiros defendem a cassação do mandato do parlamentar.

Para a criadora da petição, Caroline d’Essen, a campanha tem poder para influenciar a Câmara dos Deputados. “Funcionou antes como na votação pelo fim do voto secreto ou na aprovação da lei da Ficha Limpa, e vai funcionar agora. Os deputados são representantes do povo e não podem simplesmente ignorar a voz de 1,3 milhão de pessoas”, defende.

Instaurado em 3 de novembro, o processo contra o peemedebista é o mais longo da história do Conselho. Uma série de manobras de aliados têm atrasado sua tramitação. Além disso, há mais de quatro meses o pedido de afastamento de Cunha, feito pelo procurador-geral Rodrigo Janot, está no Supremo Tribunal Federal (STF) sem ser analisado. (Fonte: Agência PT)

Etiquetas

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar