WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia
camara vc cmvc
Geral

Com proposta de recuperação, Prefeitura visita nascentes do Rio Catolé em Conquista

Por PMVC

Técnicos da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma) visitarão as nascentes do Rio Catolé localizadas no território de Vitória da Conquista. A iniciativa é fruto de uma parceria com o Ministério Público e o Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) e tem o objetivo de identificar os pontos degradados nesses ambientes, para dar início às ações de recuperação. Com essa missão, a equipe da Prefeitura foi a campo pela segunda vez na manhã desta terça-feira, 17, na nascente localizada no distrito de São Sebastião.

A visita foi conduzida pelos técnicos da Semma, Melquisedeque Miranda e Lázaro Ribeiro. Eles explicaram que foi traçado um mapa identificando as nascentes e, a partir dele, foi iniciado o trabalho de campo. Nessa etapa, está sendo verificada se procede a existência da nascente, se trata-se de um lago perene ou intermitente e feita a avaliação do grau de degradação ambiental, para que seja possível elaborar uma proposta de ação específica para a sua revitalização.

“Após verificar os pontos a serem recuperados, vamos identificar os donos da propriedade onde está localizada a nascente e, em um outro momento, fazer também um trabalho de educação ambiental com essa comunidade. Vamos fornecer mudas para que eles possam ampliar e preservar essa área de mata ciliar, de preferência mudas nativas ou frutíferas”, explicou Melquisedeque.

Esse trabalho também será desenvolvido pelos outros seis municípios que compõem a bacia do Rio Catolé: Barra do Choça, Caatiba, Itambé, Nova Canaã, Planalto e Itapetinga. Com o gerenciamento dos recursos hídricos para o abastecimento dos municípios, a intenção é preservar o volume e a qualidade de água das barragens de Água Fria e de Serra Preta.

Essa ação conjunta, em parceria com movimentos sociais, também deve fortalecer a proposta de criação do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Catolé.

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar