WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia
camara vc cmvc
Interesse Público

Conquista: Lúcia Rocha defende coleta seletiva

Por CMVC

A vereadora Lúcia Rocha (DEM) destacou o aumento do consumo e consequentemente o lixo gerado pelas pessoas como um dos grandes desafios da atualidade. Em sua fala, na sessão especial sobre resíduos sólidos ocorrida nesta quarta-feira (1), ela alertou: “É preciso um olhar atento para a coleta e descarte de resíduos para garantir a cidade limpa, eliminando possíveis focos de transmissores de doenças e, ao mesmo tempo, preservar o meio ambiente e a qualidade de vida da população”. Ela afirmou que são algumas das atribuições da Secretaria Municipal de Serviços Públicos e que o município conta com coleta de lixo terceirizada e equipe de garis.

Lúcia apontou: “Manter a cidade limpa é garantir um bom aproveitamento do lixo sólido para reutilização. São pontos importantes a serem observados. Para isso seria que fossem garantidos com eficácia a coleta seletiva, coleta do lixo domiciliar, coleta do lixo hospitalar, varrição de ruas, mutirão de limpeza de feiras livres. Em Conquista não se tem ainda o costume da coleta seletiva, faz-se necessário campanhas de conscientização quanto a importância de depositar o material acondicionado em sacos plásticos respeitando as regras e orientações de como acondicionar o material que é descartável”.

A parlamentar propõe que “esse material deve ser previamente separado do lixo comum pela população. Ao ser colocado em prática, permitir que materiais como vidro, papel, plástico, metal e orgânico sejam reciclados, reduzindo assim a quantidade de resíduos que vão para o aterro sanitário, aumentando sua vida útil e preservando o meio ambiente”. Para ela, além do benefício ambiental, a coleta seletiva gera emprego e renda, poupa recursos naturais e energia, além de evitar a poluição dos recursos hídricos, do solo e do ar.

Lagoa das Bateias – a edil voltou a cobrar a revitalização do espaço. “Um dos grandes problemas que vejo hoje e tenho cobrado do poder público municipal e do secretário de Meio Ambiente é a revitalização e limpeza do Parque Lagoa das Bateias e a devida coleta de lixo”, falou.

Segundo Lúcia, o parque deveria ser um dos cartões postais da cidade, mas amarga deterioração e abandono do parque. “”Estaremos sempre na luta e cobrando que a coleta e descarte de resíduos sólidos continuem sendo aprimorados e que novas estratégias sejam construídas a fim de garantirmos uma cidade organizada, limpa e preocupada com a preservação do meio ambiente”, garantiu.

Etiquetas

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar