WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia
camara vc cmvc
Interesse Público

Conquista: TRE emite nota esclarecendo a substituição de mesários e pediu prudência ao divulgar alguns conteúdos

O Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) emitiu hoje (09) uma nota, a fim de esclarecer algumas informações que circularam em redes sociais e que foram replicadas em alguns blogs da região referente à substituição de mesários de uma escola de Vitória da Conquista, após uma denúncia apontar uma hashtag contra o candidato Jair Bolsonaro (PSL), escrita na lousa do local de votação no último domingo (7): #Elenão.

O TRE informou que “não houve prisões efetuadas pela Polícia Federal durante o primeiro turno das Eleições 2018, realizado no domingo (7/10), em Vitória da Conquista”. A nota esclarece que houve “uma situação que se tornou pública, no Colégio Modelo Luís Eduardo Magalhães, quando uma emissora de TV divulgou imagens da seção 176, tornando-se possível a identificação de mensagem desfavorável a determinado candidato escrita na lousa da sala de aula onde funcionou a seção. Na ocasião, a medida adotada pela juíza da 41ª Zona Eleitoral, após pedido do Promotor Eleitoral, foi a exclusão imediata da mensagem e a substituição de todos os mesários da seção. Imagens realizadas por uma eleitora e replicadas por blogs da cidade submeteram os envolvidos a constrangimento, atingindo especialmente a servidora do TRE baiano Juliana da Silva Pereira Cal, chefe da 41ªZona Eleitoral. Na filmagem, a servidora e os mesários que foram substituídos são insultados por eleitores da escola e é possível ouvir gritos de “prende mesmo”. A situação gerou preocupação aos familiares de Juliana, que chegaram a acreditar que ela havia sido presa pela Polícia Federal”.

O TRE-BA finalizou a nota reiterando a importância de combater às Fake News e alertou: “é preciso prudência por parte dos cidadãos e da imprensa ao compartilhar determinados conteúdos, uma vez que os mesmos podem causar prejuízos irreparáveis ao cidadão”.

 

Etiquetas

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar