WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia
camara vc cmvc
Interesse Público

Uso do celular no trânsito aumenta chances de acidentes

Por PMVC

O Observatório Nacional de Segurança Viária (ONSV) e a Polícia Rodoviária Federal (PRF), lançaram no último sábado, 23, a “#DesConecta Trânsito ON, Celular OFF”, uma campanha de orientação sobre os riscos do uso do celular no trânsito por condutores de veículos, e até mesmo para pedestres enquanto caminham. Isso porque a crescente popularização do celular no país e da interatividade faz com que o usuário utilize cada vez mais o aparelho, aumentando também os riscos da utilização do celular ao volante.

De acordo com o Sistema Municipal de Transporte e Trânsito (Simtrans), só no primeiro semestre deste ano foram 4.804 infrações deste tipo no perímetro urbano de Vitória da Conquista. Isso corresponde a 26,83% das infrações.

Para tentar inibir essa prática, a partir de novembro, o motorista que dirigir falando ou mexendo no celular poderá perder sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH), pois a infração, que hoje é média, passará a ser considerada gravíssima. A multa também vai ficar mais cara: vai passar de R$ 85 para R$ 293,47.

002

“Infelizmente é uma prática que já está inserida no contexto do cidadão, mas é bom lembrar que é muito perigosa e traz grandes prejuízos para o trânsito. Pois o uso do celular tira totalmente a atenção do motorista que é um dos princípios básicos para condução do veículo. Uma vez que você perde a atenção, você fica numa situação favorável de envolver-se em acidentes”, comentou o agente municipal de Trânsito, Francisco Assunção.

O uso do telefone no trânsito pode ampliar em até 400% as chances de acidentes nas vias, segundo pesquisas realizadas pela Universidade de Utah, nos Estados Unidos. O motorista perde cerca de cinco segundos de atenção ao desviar seu olhar para ler a mensagem. Se estiver a 80 km/h terá percorrido um campo de futebol, sem ver o que está acontecendo do lado de fora.

O motorista Izaltiene Gomes que é habilitado há 35 anos concorda com a alteração do Código de Trânsito Brasileiro (CTB): “É muito importante porque falar ao celular tira a atenção do trânsito”.

Confira o vídeo da campanha #DesConecta, dê um like e compartilhe!

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar