WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia
camara vc cmvc
DestaquesGeral

Sudoeste: Vereadores de Malhada buscam obras em Salvador e deputados anunciam benefícios

Em dois dias de visitas a órgãos e secretarias, realizadas na última segunda (15) e terça-feira (16), em Salvador, o grupo de cinco vereadores de Malhada – formado por Jorge Aragão, Juliene Nunes, Manoel Messias, Manoel Rufino e Cristiano Magno- apresentou revindicações visando à ampliação do abastecimento de água, luz elétrica, recuperação de estrada e incentivo à agricultura familiar. De imediato, teve a boa notícia dos deputados Waldenor Pereira (federal) e Zé Raimundo (estadual), que estão destinando ao município 30 km de tubos para extensão de redes para a zona rural e mais 1 mil caixas com capacidade de 500 litros para atender as residências de comunidades carentes.

Os deputados Waldenor e Zé Raimundo, que articularam e acompanharam a comitiva malhadense em suas visitas na capital, asseguraram que o material anunciado, adquirido através de recursos emenda parlamentar, será entregue em breve. Eles também reforçaram as demandas apresentadas pelos vereadores, que começaram programação pela Secretaria de Infraestrutura (Seinfra), onde reivindicaram do secretário Marcos Cavalcante a recuperação da BA-160, que liga Bom Jesus da Lapa a Malhada, num trecho de 130 quilômetros por onde passa Ferrovia Oeste/Leste (FIOL), numa área quilombola. O secretário se mostrou sensível à solicitação e disse que, apesar do momento de crise financeira nacional, o governo da Bahia tem priorizado a recuperação das estradas.

O presidente da Companhia de Engenharia Ambiental (Cerb), Marcos Bulhões também deu boa notícia para o grupo: já está aprovado o projeto orçado em R$ 154 mil, que será encaminhado para licitação visando o abastecimento de água de 60 casas do quilombo Pau D’Arco, no distrito de Parateca. Na parte da tarde, o grupo seguiu para o Incra, com a seguinte pauta: liberação do Crédito Mulher para o Projeto de Assentamento Marrecas; alteração de novos nomes no cadastro do SIPRA para o mesmo projeto de assentamento; liberação de energia para as casas populares construídas na comunidade Quilombola.

Os vereadores se reuniram também com secretário estadual de Relações Institucionais (Serin), Josias Gomes, quando reforçaram a necessidade da recuperação da BA-160. Já com o secretário estadual da Educação, Walter Pinheiro, tiveram a garantia de que será agilizada a ligação de energia elétrica da escola de ensino médio construída em Parateca, que também receberá ajustes nas suas instalações físicas para entrar em funcionamento. Pinheiro inclusive comunicou que está formatando uma nova concepção de ensino médio que contemple a realidade das comunidades rurais e distantes das sedes municipais, visando à melhoria da qualidade do ensino e a atender as necessidades dos alunos em seus contextos.

O grupo de Malhada esteve ainda com o secretário Jerônimo Rodrigues, de Desenvolvimento Rural (SDR), para discutir a implementação de projetos de piscicultura e da cultura do algodão, apoio financeiro e treinamento para desenvolver essas atividades no município e a destinação de kits tecnológicos para a irrigação em pequenas propriedade de algodão. Por fim, esteve na Bahiapesca, dando segmento à proposta de desenvolver a piscicultura no município. (Fonte: Ascom Deputado Waldenor Pereira)

Etiquetas

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar