WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia
camara vc cmvc
DestaquesInteresse Público

Sudoeste: Com Euclides da Cunha como homenageado, Fligê acontece em agosto; saiba mais

Por Expressão Bahia

Na sexta-feira (26), no Centro de Cultura Camillo de Jesus Lima, aconteceu o lançamento da Feira Literária de Mucugê (Fligê). O evento contou com a participação da imprensa e diversas autoridades civis, de políticos a produtores culturais do terceiro maior município baiano.

A Fligê ocorre entre os dias 10 e 13 de agosto, em Mucugê, na Chapada Diamantina. Na ocasião, foram apresentados pelo solista Elton Becker e o maestro João Omar de Carvalho Mello, músicas e trechos da obra “Os Sertões”, de Euclides da Cunha, autor homenageado nesta segunda edição da Feira.

Fizeram-se presentes à solenidade, as representantes do Coletivo Lavra, realizador da Fligê, composto por Lana Sheila Rocha Nascimento, professora; Ester Figueiredo Souza, curadora; e a produtora executiva da Feira, Mércia Carvalho Andrade. Em suas breves falas, elas explicaram a importância do evento literário como instrumento, totalmente gratuito, de difusão e valorização da obra literária, além do diálogo permanente com a comunidade local.

Segundo Lana Sheila, a temática é muito envolvente e também de grande importância do ponto de vista histórico, já que a Guerra de Canudos comemorando 120 anos, também entrará na lista de abordagens literárias da Fligê. Além disso, ela defendeu o papel da Feira como contribuinte para a formação de novos leitores e surgimento de novos autores.

Outra visão abordada pela curadora Ester Figueiredo, é a importância da rota dos sertões, temática que será muito explorada nesta edição. “Elas passam por Vitória da Conquista, Chapada Diamantina, pelo Nordeste. Na construção dessas trilhas é possível se ver o Brasil, transver e conhecê-lo com outros olhares”, analisou Ester.

A Feira conta com o apoio do Governo da Bahia através da Secretária de Cultura (Secult) e Secretaria da Fazenda (Sefaz), do deputado federal Waldenor Pereira, através de emenda parlamentar no valor de R$ 120 mil, do deputado estadual Zé Raimundo, que além dos incentivos conseguidos junto ao Governo do Estado, também soma com o apoio da Assembleia Legislativa e das Edições ALBA. Além do empresariado de Vitória da Conquista, da parceria institucional da Fainor, e participação da comunidade local de Mucugê.

“A grade da Fligê é uma grade que particularmente envolve os moradores da cidade. Nossa intenção é atender o público que se inscreve na Feira, incluindo a comunidade e como todo o entorno. Só que para nossa surpresa tivemos participação de várias pessoas de toda região, além de pessoas de outros estados e até mesmo turistas estrangeiros”, disse a curadora.

Segundo os organizadores, a participação de escolas em oficinas e atividades pedagógicas é um ponto forte da Fligê. Mas, não se restringe apenas a esse público, pois, mesas redondas e conferências também reúnem autores e vários interessados pela arte da leitura.

Etiquetas

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar