WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia
camara vc cmvc
DestaquesInteresse Público

Conquista: Vias do centro agora permitem vagas de estacionamento em fila

Esta semana, as pessoas que transitam pelas ruas Zeferino Correia e Maximiliano Fernandes, situadas dos dois lados da praça Tancredo Neves, depararam-se com mudanças na estrutura das vagas para estacionamento rotativo da Área Azul. Desde a segunda-feira, 15, os veículos estacionam ali em fila, e não mais em ângulo.

A modificação segue o que já foi implantado recentemente em outras vias do centro, como as ruas Rotary Club, Francisco Santos, Monsenhor Olímpio e a avenida Régis Pacheco.

Segundo o agente de trânsito Renan Freitas, essa medida tem o objetivo de abrir mais espaço nas vias para a circulação de veículos. “Com isso, a gente ganha mais mobilidade. Você coloca o estacionamento em fila e acaba ganhando mais uma faixa para transitar com o veículo. Aumenta a trafegabilidade de carros e pedestres na via”, explica Freitas, que trabalha no setor de Planejamento, Projetos e Sinalização Viária da Secretaria de Mobilidade Urbana.

“Aumenta a quantidade de veículos na própria avenida e aumenta em fluxo, também. Não fica com o trânsito tão travado e consegue fluir mais”, diz o agente.

Como os veículos, quando estacionados em fila, ocupam mais espaço do que se estivessem em ângulo, é natural que, com a mudança, haja uma redução no número de vagas disponíveis. A Secretaria de Mobilidade Urbana calcula que, em meio às 2 mil vagas hoje disponíveis no sistema de estacionamento rotativo conquistense, tenha havido uma diminuição de 30% na oferta.

No entanto, outras medidas já estão sendo tomadas, a título de compensação. A Prefeitura realiza estudos para regulamentar vagas que costumam ser utilizadas em ruas e avenidas próximas do centro, nas quais ainda não há cobrança por uso. A ideia é permitir que a Área Azul comece a explorar essas vagas, incorporando-as ao sistema de estacionamento rotativo. “A gente libera para que a Área Azul faça a sinalização, a exploração e comece a fiscalização naquele local”, informa Freitas.

Próximas intervenções – A alteração no ordenamento das vagas faz parte de um conjunto de medidas para o trânsito da cidade, que vem sendo implementado desde o início do ano. Antes, já houve intervenções de grande porte na rotatória situada no “Gancho”, que divide as avenidas Bartolomeu de Gusmão e Juracy Magalhães, e na avenida João Pessoa, na qual foi feita a readequação da estrutura de canteiros e semáforos.

Novas mudanças também estão previstas para serem iniciadas neste mês de maio. Elas estão em estudos, mas já é possível adiantar algumas informações, a saber:

Cruzamento das avenidas Jorge Teixeira e Brasil (bairro Candeias): Embora seja um dos cruzamentos com maior movimentação de tráfego na cidade, o local ainda não dispõe da devida sinalização. O objetivo da Prefeitura é proibir conversões à esquerda, em todos os sentidos, e instalar sinalizações horizontal e vertical – incluindo faixa de pedestres. À medida que forem sendo observados os resultados dessa intervenção, será observada a necessidade de se instalar a sinalização semafórica.

Binários do bairro Recreio: Atualmente, as avenidas Ubaldino Figueira e Marcelino Rosa são corredores de transporte coletivo, permitem o trânsito em mão dupla e, em alguns trechos, estacionamento dos dois lados. A Prefeitura pretende transformá-las em vias de mão única, facilitando assim a circulação dos ônibus.

Dessa forma, a Ubaldino Figueira permitirá o tráfego no sentido avenida Genésio Porto – Siqueira Campos, ou seja, “subindo”. A Marcelino Rosa funcionará em sentido contrário, “descendo” pelo trajeto Rua da Granja – Genésio Porto. Também está prevista a revisão dos locais de estacionamento e da sinalização.

Binários do bairro Candeias: A transformação para mão única também está prevista para algumas vias da região leste, conhecidas pela intensa concentração de bares e restaurantes. A mudança atingirá as ruas Artur Seixas, João Abuchidid e Rua A, e as avenidas Alberto Leal, Alziro Prates e Alírio Prates. Os sentidos que cada via passará a permitir serão devidamente informados quando as modificações estiverem sendo implementadas. Estacionamentos também serão reorganizados. (Site PMVC)

Etiquetas

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar