WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia
camara vc cmvc
Expressão BahiaGeral

Conquista: Prefeitura atualiza profissionais de saúde sobre manejo clínico dos pacientes com suspeita de dengue

Por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), a Prefeitura de Vitória da Conquista está mobilizando toda a rede municipal para ampliar a assistência aos pacientes com suspeita de dengue, nesse momento em que há um aumento das notificações. Para isso, ao longo desta semana, os médicos e enfermeiros que atuam nas unidades de saúde participam de uma atualização sobre o manejo clínico das arboviroses.

Essa atualização visa aprimorar o olhar dos profissionais, a fim de fazer a intervenção desses casos em tempo oportuno e reduzir a chance de agravamento e óbitos por dengue. “Houve uma atualização do manejo clínico feito pelo Ministério da Saúde, agora em 2024, e nós estamos repassando essas informações para todos os profissionais, para que a gente esteja preparada para manejar esse agravamento que a dengue pode causar na saúde das pessoas”, explicou a coordenadora de Vigilância Epidemiológica do município, Amanda Lima.

O manejo clínico consiste no fluxo de atendimento ao paciente com sintomas suspeitos de dengue, que vai desde o acolhimento na unidade de saúde ou até a unidade hospitalar, a depender da sua classificação de risco. “Após a avaliação e exame físico, a gente vai conduzir de forma correta. É importante que a gente entenda o passo a passo, para que a intervenção possa ser feita o mais rápido possível, baseado no relato desse paciente, no quadro clínico daquele momento e no cenário epidemiológico, que também contribui para que o profissional de saúde oferte os cuidados oportunos”, complementou Amanda.

Um dos tópicos também abordados na capacitação foi o fluxo da vigilância laboratorial, que hoje é referenciado para o Laboratório Central Municipal (Lacen). A coordenadora esclareceu ainda que os pacientes notificados com suspeita de dengue, seja de ambulatório ou unidade de saúde, são encaminhados para o Lacen, munidos da documentação e da solicitação médica para fazer a coleta sanguínea, baseado na data do início dos sintomas. Quando o paciente é hospitalizado, a solicitação é encaminhada pelo hospital diretamente ao Lacen.

O médico infectologista Augusto Aníbal também foi convidado para orientar os profissionais quanto à conduta técnica com os pacientes. Na oportunidade, eles também puderam esclarecer as suas dúvidas.

As capacitações dos profissionais da Atenção Básica continuarão ocorrendo por quantidade limitada de equipes até a próxima sexta-feira (23), de forma que não cause prejuízos ao atendimento de rotina de todas as unidades.

Fonte: Secom PMVC

Etiquetas

Artigos relacionados

Fechar