WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia
camara vc cmvc
Geral

Aluno da UFRB é acusado de racismo após recusar receber material da mão de professora negra

Um aluno da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), está sendo acusado de racismo após recusar receber um material da mão de uma professora negra. O episódio foi registrado por alunos na segunda-feira no Campus do município de Cachoeira, durante uma aula da disciplina História do Brasil Império. A Polícia Civil do estado informou que o caso foi registrado na Delegacia Territorial de Cachoeira e será apurado pela unidade. Em nota, a instituição de ensino repudiou a atitude do estudante.

Vídeos gravados por estudantes mostram que oo estudante de Ciências Sociais Danilo Araújo de Góis não aceitou receber uma avaliação da mão da professora Isabel Cristina Ferreira dos Reis. Ela insistiu, mas ele repetidas vezes pediu que ela colocasse o papel sobre uma mesa para recolhê-lo em seguida. Logo depois, outra docente, que se identificou como coordenadora de um curso da universidade, pediu que o aluno se retirasse da sala de aula após a professora alegar que não se sentia confortável em continuar com a atividade na presença dele.

— Ele já teve problemas com a instituição por conta das suas atitudes racistas. Ele demonstrava o preconceito muitas vezes de forma velada. Em outras aulas observamos que ele não pegava qualquer tipo de documento da mão de pessoas negras sendo elas discentes ou docentes. Ontem foi o estopim — relatou.

De acordo com a assessoria da UFRB, a instituição “já criou uma comissão para apurar as denúncias encaminhadas por estudantes e professores do Centro, que informam ter presenciado reiteradas manifestações de preconceito racial, de gênero e de homofobia por parte do estudante”. O Extra também tentou entrar em contato com a professora vítima de racismo, mas ainda não obteve retorno.

Leia abaixo, na íntegra, o comunicado da UFRB sobre o ocorrido:

“A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) manifesta veemente repúdio às atitudes ofensivas do estudante do curso de Ciências Sociais, Danilo Araújo de Góis, para com a professora Isabel Cristina Ferreira dos Reis e outros estudantes do Centro de Artes, Humanidades e Letras (CAHL), em Cachoeira. A instituição já criou uma comissão para apurar as denúncias encaminhadas por estudantes e professores do Centro, que informam ter presenciado reiteradas manifestações de preconceito racial, de gênero e de homofobia por parte do estudante.

A UFRB informa que está tomando as medidas administrativas e jurídicas cabíveis ao caso, de modo a contribuir com a apuração dos fatos ocorridos na noite do dia 9 de dezembro, em sala de aula, no Centro de Artes, Humanidades e Letras (CAHL), em Cachoeira. Após se recusar a receber uma avaliação das mãos da professora, o estudante foi denunciado pelos presentes por ato de preconceito racial, conforme vídeo veiculado em redes sociais.

Como instituição de ensino superior comprometida com os valores democráticos, o respeito à diversidade e implicada com os territórios de identidade em que está presente, a UFRB rechaça todo e qualquer ato de racismo, sexismo, LGBTfobia, intolerância e/ou violência, seja no âmbito acadêmico ou no cotidiano em geral.

A UFRB considera fundamental ao processo formativo na graduação e na pós-graduação o respeito às diferenças para constituir um ambiente de convívio saudável, sem discriminação. Ao mesmo tempo, a instituição manifesta solidariedade à professora e estudantes ofendidos no espaço da Universidade e reafirma seu compromisso em não deixar impunes atitudes desta natureza”.

Fonte: Globo.com

Veja o vídeo:

Etiquetas

Artigos relacionados

Fechar