WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia
camara vc cmvc
DestaquesGeral

Conquista: Farmácia Popular encerra atividades; Zé Raimundo lamenta decisão

Por Indhira Almeida

A partir dessa quinta-feira (06) os moradores de Vitória da Conquista e região deixaram de contar com a unidade da Rede Própria do Programa Farmácia Popular do Brasil, que funcionou, até a última quarta-feira (5), na Praça Vitor Brito, centro da cidade.

A informação do encerramento das atividades foi divulgada pela Secretaria Municipal de Saúde, no site da página da Prefeitura Municipal e amplamente divulgada pelos blogs da cidade.

A unidade da Farmácia Popular de Vitória da Conquista foi implantada em 2004, na gestão do então prefeito Zé Raimundo, em parceria com a FIOCRUZ de Manguinhos, Mato Grosso do Sul.  O deputado Zé Raimundo lamentou essa decisão da Prefeitura do PMDB e do Governo Temer, “que estão destruindo todas as conquistas que o povo conseguiu com os governos do PT”, disse o parlamentar.

Criado pelo então presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o programa Farmácia Popular completou 13 anos em 2017. Pela primeira vez, a população teve acesso a 125 medicamentos oferecidos gratuitamente ou com desconto de 90% nos preços em uma rede própria de farmácias. 43 milhões de brasileiros foram beneficiados durante este período.

Mas será o fim de todas as Farmácias Populares em todo o Brasil. Em junho deste ano, o governo Temer anunciou o fechamento de todas as unidades do programa Farmácia Popular até o final de agosto de 2017.

Além de dificultar o acesso da população, principalmente a mais pobre, aos medicamentos, o governo Temer também deixa de garantir um dos direitos fundamentais do cidadão brasileiro: o direito à saúde com acesso universal e igualitário.

As unidades da rede privada conveniadas ao “Aqui tem Farmácia Popular”, um braço do programa, no entanto, continuarão funcionando. Elas oferecem, porém, um número menor de medicamentos.

Em sua justificativa, o governo federal disse que está fechando as farmácias a fim de “cortar gastos” com as estruturas próprias e destinar o orçamento apenas aos medicamentos priorizando as redes conveniadas.

Etiquetas

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar