WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia
camara vc cmvc
DestaquesInteresse Público

Sudoeste: Rui Costa fala de importantes investimentos para a região sudoeste e prega a ajuda mútua de governo e municípios

Por Expressão Bahia

Na última sexta-feira (08), a cidade de Belo Campo, no sudoeste baiano, recebeu a visita do governador Rui Costa (PT). Na ocasião, foram reunidos quase 30 prefeitos da região, que receberam a noticia de criação de um consórcio regional de saúde e infraestrutura.

Em sua fala, o governador ressaltou que é a melhor forma de gestão se faz com otimização dos recursos, sendo eficiente com os gastos públicos.

“O dinheiro não está sobrando, está faltando. Então, temos que unir todos, prefeitos, secretários, governador e realizar mais com menos. É isso que o consórcio significa, realizar ações que hoje não existem no interior. Estamos implantando essas unidades regionais de policlínicas para o preenchimento de um vazio. A pessoa vai num posto de saúde e não consegue fazer um exame ou realizar um atendimento com um especialista. A partir destas policlínicas, vamos garantir que toda a “escadinha” da Saúde esteja preenchida e vamos fazer isso com os consórcios regionais”, explicou Rui Costa.

O governador informou que até outubro estará inaugurando quatro consórcios, dentre eles, Guanambi, Jequié, Irecê e Teixeira de Freitas. E se possível, espera ainda esse ano, começar a construção de mais um também na região sudoeste.

“Aqui nós reunimos três regiões, que, junto com Ilheus e Itabuna, dessas quatro regiões de saúde, podemos ter três consórcios. Essa reunião serviu para isso para ver onde poderemos implantá-las. E é isso que podemos fazer com essas obras para atender todos os municípios dessa macrorregião. Esses consórcios são muito importantes para atender às necessidades da população e também para a melhora de estradas vicinais e infraestrutura das estradas estaduais. Estamos propondo unir o esforço de cada município com o governo do Estado para fazer mais, gastando muito menos, frisou o governador”.

Ausência do prefeito e secretariado de Saúde de Conquista

Uma ausência bastante sentida e questionada pelo governador foi a do prefeito Herzem Gusmão (PMDB) e também do secretariado de Saúde do município.

“Deveria estar aqui, sinto a falta de Vitória da Conquista, que é uma cidade que ficou por muitos anos, no país inteiro, como referência em saúde. Fazemos um encontro regional e sequer alguém do secretariado de Saúde aparece. Vi os reclames dos prefeitos, que nas reuniões em que fizeram, Conquista também não apareceu. Espero que compareça, pois, não é concebível que a principal cidade da região, a terceira cidade mais importante do nosso estado, esteja ausente de discutir saúde pública e discutir infraestrutura. É a primeira e única região, espero que seja a única, em que o prefeito da maior cidade não comparece. Vão ter outras reuniões e espero que ele compareça porque o povo de Conquista precisa de atendimentos de especialidades”, salientou Rui.

O governador aproveitou a ocasião para falar dos importantes investimentos realizados na capital do sudoeste.

“Estamos fazendo obras importantes. Inaugurei a UPA, estou reformando e ampliando a emergência do Hospital de Base e Hospital Afrânio Peixoto, unidade que vai atender agora a cirurgias ortopédicas, dando apoio ao hospital de Base. E espero que o município compareça para conversarmos sobre a saúde pública da região”, foi o apelo do governador da Bahia.

Aeroporto e Barragem do Catolé

Duas obras bastante importantes e tanto esperadas pela população de Vitória da Conquista e região, o Novo Aeroporto e a Barragem do Catolé mais uma vez estiveram na pauta de Rui Costa.

“As obras do aeroporto estão em andamento e eu garanti a empresa, que mesmo que não se tenha recurso do Governo Federal, o Governo do Estado vai pagar. Irei inaugurar o aeroporto no ano que vem podem ter certeza. Os pilares do terminal de passageiros já estão montados, eles são pré-moldados, estão fincados e as obras continuam”, reiterou o governador.

Com relação à Barragem, Rui Costa informou que o juiz reviu a liminar e, a partir daí, a licitação continua. Agora, depende apenas do prazo legal, já tendo inclusive um vencedor.

“Devemos assinar nos próximos dias o contrato com a empresa para podermos iniciar as obras. Eu vou a Conquista para inaugurar aquele sistema emergencial no Rio Gaviãozinho. As obras foram concluídas e custaram cerca de R$ 6 milhões. Uma importante ferramenta até a conclusão da barragem. Nós abrimos várias opções de abastecimento para evitar um novo racionamento em Conquista”, declarou Rui Costa.

Desafogar a rede de Saúde no terceiro maior município baiano

Com alguns desses consórcios, a exemplo, da cidade de Brumado, também no sudoeste baiano, a maior cidade do sudoeste conseguirá desafogar sua rede de atendimento na área de saúde.

“Estamos aqui melhorando a situação de Vitória da Conquista, pois, com o consórcio de Brumado a população daquela região inteira vai deixar de ir para Conquista. Estamos inaugurando 20 leitos do Hospital de UTI, em Brumado. E o hospital passa a ser regional. O novo Hospital de Ilhéus também ajudará a desafogar o maior município do sudoeste baiano, pois, todo aquele vale de Itapetinga tem muita gente que vem ser atendida em Conquista. Isso vai diminuir a pressão sobre atendimento do serviço no terceiro maior município baiano”, finalizou Rui.

Etiquetas

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar