WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia
camara vc cmvc
DestaquesExpressão BahiaGeral

I Fórum Estadual dos Consórcios Públicos Interfederativos de Saúde divulga práticas exitosas da gestão consorciada em saúde

Evento foi realiza no auditório da União dos Municípios da Bahia (UPB)

Com o objetivo incentivar a criação e a divulgação das práticas exitosas realizadas no âmbito da gestão consorciada em saúde pública acontece nesta sexta-feira (29), até às 18h, no auditório da União dos Municípios da Bahia (UPB), o I Fórum Estadual dos Consórcios Públicos Interfederativos de Saúde, realizado pelo governo do estado. O diretor da entidade municipalista e prefeito de Iuiú, Reinaldo Góes, participou do evento representando o presidente da UPB, prefeito Quinho de Belo Campo.

“Nós sabemos que saúde é um problema sério para os governos municipais, estaduais  e federal, mas o importante é a nossa união em busca de solução para os problemas existentes”, ressaltou Reinaldo Góes. O prefeito complementou que as policlínicas representam um avanço significativo na saúde da Bahia.

O governador, Jerônimo Rodrigues, chamou a atenção para o investimento em atenção básica como forma de resolver problemas que pode sem agravar caso não haja o devido cuidado. “Nós precisamos construir um tecido de políticas públicas que estabeleça um amadurecimento muito forte na atenção básica”, concluiu.

Jerônimo também falou sobre a experiência exitosa das policlínicas. Os equipamentos de saúde existentes na Bahia e no Ceará agora estão no Novo PAC Seleções, que vai financiar a construção de 90 policlínicas pelo Brasil. O governador lembrou que se a policlínica hoje está dentro do PAC é por causa de lideranças como os ministros Rui Costa, Camilo Santana e Flávio Dino, que vivenciaram essa experiência positiva na Bahia e no Ceará. “Eles estão levando para dentro das políticas públicas nacional o que nunca teve antes [policlínicas]”.

“Não tem outro caminho para enfrentar os desafios da saúde pública, em um estado com 417 municípios, se não for ao lado das prefeitas, prefeitos e dos consórcios. Hoje o tema mais discutido na área da saúde é a regionalização e eu fico muito feliz de poder aprimorar essa experiência aqui”, resumiu a secretária da Saúde, Roberta Santana.

O presidente da Federação dos Consórcios Públicos da Bahia (FECBAHIA) e prefeito de Castro Alves, Thiancle Araújo, também citou o êxito das policlínicas, ressaltou a diferença que faz, sobretudo nos municípios de pequeno porte, além de destacar a experiência exitosa da Bahia e do Ceará que será replicada no Brasil. “O Novo PAC Seleções destinou R$ 1 bilhão para construir policlínicas por todo o Brasil”, lembrou.

Bruno Eloy, representante do Ceará, disse que apesar do estado ter sido pioneiro nas policlínicas, a Bahia ultrapassou na qualidade dos equipamentos construídos. “Não temos nenhuma policlínica com ressonância magnética”, lembrou.

Na oportunidade foram apresentados os principais números e resultados alcançados pelas policlínicas. No primeiro semestre de 2023 foram realizados 513.814 atendimentos, 201.755 consultas e 308.388 exames em todo o estado. Entre as novas ações para melhoria estão: melhor aproveitamento de vagas ociosas; melhorias na alimentação e acolhimento; estudo para viabilização do contrato de serviços médicos para os CIS; Custeio – Portaria GM/MS 608 de 06/05/2023; sede própria para os consórcios Interfederativos de saúde; implantação de energia solar fotovoltaica nas unidades; e participação dos consórcios em ATA de Registro de Preços do Estado.

No encerramento do evento acontece a premiação das melhores práticas entre as apresentadas pelas entidades, buscando estimular os gestores a melhorar a qualidade na prestação dos serviços públicos do Sistema Único de Saúde (SUS).

Fonte: Ascom

Etiquetas

Artigos relacionados

Fechar