WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia
camara vc cmvc
DestaquesGeral

Brasil: Censo Agro é iniciado em todo país

Após dez anos, o IBGE inicia hoje (2/10/2017), em todo o país, a coleta de informações do seu 10º Censo Agropecuário, o principal e mais completo levantamento de dados sobre a produção agropecuária, florestal e aquícola brasileira.

Até fevereiro de 2018, cerca de 19 mil recenseadores irão visitar em torno de 5,3 milhões de estabelecimentos agropecuários, nos 5.570 municípios brasileiros. Na Bahia, 2.403 recenseadores percorrerão por volta de 760 mil estabelecimentos, em todos os 417 municípios.

Censo Agro é fundamental para atualizar, no máximo detalhamento geográfico possível, informações indispensáveis sobre um dos setores mais importantes da economia nacional e baiana. A agropecuária representa 5,5% do PIB brasileiro (2016) e 7,9% do PIB da Bahia (2014).

Todas as fazendas, sítios, roças, pequenas plantações e criadouros do país serão visitados. Serão coletados dados sobre o total de estabelecimentos; sua área; o quê e quanto produzem; o valor dessa produção; utilização de mão de obra e as características das pessoas que trabalham nesses locais; distribuição e uso das terras; emprego de irrigação; utilização de agrotóxicos; entre outros temas.

Os resultados do Censo Agro começarão a ser conhecidos em meados de 2018 e serão uma fonte única de informações insubstituíveis para a formulação e avaliação de políticas públicas, para estudos acadêmicos, desenvolvimento de projetos e decisões de investimentos públicos e privados.

A operação do Censo Agro, em nível nacional, tem um orçamento de aproximadamente R$ 770,3 milhões. É possível saber tudo sobre a pesquisa, acompanhar as notícias da operação e as divulgações dos resultados pelo site: https://censos.ibge.gov.br/agro/2017.

** Bahia é estado mais rural do país, com maior número de estabelecimentos agropecuários a serem visitados (cerca de 760 mil) e de recenseadores em campo (2.400). (Ascom IBGE / Foto: Site Iguaí Mix)

Etiquetas

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar