WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia
camara vc cmvc
Expressão BahiaGeral

Em alerta amarelo, Vitória da Conquista tem previsão de tempo nublado e de chuvas intensas para esta semana

Apesar do sol e do tempo estável na maior parte do dia nesta segunda-feira (12), Vitória da Conquista está em alerta amarelo, de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). O alerta amarelo aponta a possibilidade de chuvas intensas, com potencial de perigo e baixo risco de eventos como corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas. Ainda segundo o Inmet, até sexta-feira (16), o tempo persistirá nublado, com pancadas de chuva e trovoadas isoladas.

O Comitê de Gerenciamento de Crise e a Defesa Civil Municipal seguem monitorando e acompanhando as ocorrências em área urbana e rural, com técnicos de sobreaviso e 14 veículos da Prefeitura, entre caçambas, retroescavadeira e carros traçados.

Para mais informações, acesse o site do Inmet.

Fenômeno La Niña

As anomalias e excessos de chuvas registradas em algumas regiões do Brasil, como em Vitória da Conquista, se devem a atuação do La Niña, fenômeno oceânico caracterizado pelo resfriamento das águas superficiais de partes central e leste do Pacífico Equatorial e de mudanças na circulação atmosférica tropical, impactando os regimes de temperatura e chuva em várias partes do globo, incluindo a América do Sul.

De acordo com a Organização Mundial de Meteorologia (WMO), com uma probabilidade de 70%, o La Niña pode persistir até fevereiro de 2023. Caso se confirme, será o terceiro verão consecutivo que o Hemisfério Sul sofrerá o fenômeno. A última vez ocorreu entre 1998 e 2001.

Fonte: Secom PMVC

Etiquetas

Artigos relacionados

Fechar