WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia
camara vc cmvc
DestaquesInteresse Público

Volume do setor de serviços da Bahia cresce 3,8% de julho para agosto

O volume do setor de serviços na Bahia voltou a crescer 3,8% em agosto, frente a julho, na série com ajuste sazonal, após ter recuado 3,2% de junho para julho.

Nessa comparação, o resultado dos serviços baianos em agosto foi o segundo melhor entre os estados, abaixo apenas de Roraima (9,8%), e bem acima da média nacional (-1,0%). Foi também, para a Bahia, o melhor agosto da série histórica da Pesquisa Mensal de Serviços (PMS), iniciada em 2012.

De julho para agosto, o volume de serviços caiu em 15 dos 27 estados brasileiros, com recuos mais intensos em Alagoas (-5,9%), Paraíba (-3,6%) e Amazonas (-2,9%).

Com o resultado positivo de agosto, o volume de serviços na Bahia reduziu, pela primeira vez no ano, o ritmo de queda em todas as demais comparações.

No confronto com agosto do ano passado o volume dos serviços no estado caiu 0,5%, perda muito menor do que a de -8,2% registrada em julho e já menos intensa que a média nacional (-2,4%).

No acumulado de janeiro a agosto de 2017, os serviços na Bahia acumulam recuo de 5,7%, também mostrando a primeira desaceleração do ritmo de queda (em julho a retração havia sido de -6,5%), ainda que se mantendo acima da média do país (-3,8%).

No acumulado em 12 meses, o setor no estado cai 6,5%, reduzindo a intensidade do recuo nessa comparação, que havia sido de -7,4% em julho. Nessa comparação anualizada, os serviços baianos seguem em retração há quase dois anos, desde setembro de 2015 (-0,1%).

Nas comparações com 2016, os resultados dos serviços também se mantêm negativos para a grande maioria dos estados. Frente a agosto do ano passado, só 4 dos 27 apresentam resultados positivos, com destaque para Mato Grosso (15,8%) e Paraná (5,5%). Esses dois estados são os únicos a apresentar alta no acumulado em 2017 (5,6% e 4,2% respectivamente). O Paraná é o único estado com resultado positivo nos 12 meses encerrados em agosto. (Fonte: IBGE)
Etiquetas

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar