WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia
camara vc cmvc
DestaquesExpressão BahiaGeral

Realizada pela Prefeitura, 1ª Feira de Mandioca de Vitória da Conquista reúne agricultores, produtores e acadêmicos do município e região

O povoado de Corta Lote, situado no distrito de Inhobim, teve um sábado diferente. O dia foi foi todo dedicado à  1a Feira da Mandioca de Vitória da Conquista, realizada pela Prefeitura Municipal e Fecularia Conquista. No espaço se viu desde o empreendedorismo rural  e tecnologia produtiva, com exposições, palestras e dia de campo, até música e culinária, com a participação de agricultores, produtores e acadêmicos do município e região.

A prefeita Sheila Lemos prestigiou o evento e levou sua mensagem à comunidade e aos produtores. Também estavam presentes, o secretário Municipal de Desenvolvimento Rural (SMDR), Breno Pereira Farias, o vereador Ricardo Babão, o representante da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional, André Lordelo, o professor Dr. de curso de Agronomia da Uesb, Anselmo Viana, o representante da gerência regional do Sebrae, Fernando Suzart e o representante da Embrapa, Elton Fleck.

Frente de honra

Diretor administrativo da Fecularia Conquista, Lucas Oliveira destacou que a empresa abriu as portas para fomentar e contribuir com o desenvolvimento da produção de mandioca no município. “Esse é o intuito nosso, esse é o intuito da feira, mostrar o que a gente já está fazendo, o que nós vamos fazer, o que a região já tem. Acredito que a feira vai abrir muitos caminhos e isso é importante. Agradecer a todo mundo, à prefeita que colaborou com o evento”, ressaltou Lucas.

A prefeita Sheila Lemos destacou o trabalho da equipe da Secretaria de Desenvolvimento Rural e lembrou da parceria com a fecularia para o desenvolvimento da produção de mandioca na região. “Quando eu estive aqui em 2021, Lucas me mostrou e eu vi o potencial dessa fecularia, mas ele estava desanimado, pois, estava comprando produção de mandioca de outras cidades, porque aqui os produtores estavam desencorajados”, disse.

Segundo Sheila, durante a conversa, ela questionou o porquê do desânimo se a terra é propícia para o cultivo da mandioca. “Então, eu disse a ele que iríamos iniciar um trabalho em conjunto para fazer com que as pessoas voltassem a produzir aqui nessa terra. Oferecemos assistência técnica e hoje estamos aqui vendo o fruto deste trabalho, que também contou com a parceria da Uesb, da Embrapa e do Sebrae. Tenho certeza que no próximo ano nós vamos ter o dobro de inscrições de hoje, porque essa feira será um sucesso”, ressaltou a prefeita.

O palestrante, Elton Fleck, falou da importância das parcerias para realização de ações importantes com a Feira da Mandioca e que a Embrapa, apesar de ter um reconhecimento muito grande, não teria êxito sem as parcerias. “Se esses arranjos que estão no campo, que estão na produção, que gente chama de cadeia produtiva ou sistemas de produção, como queiram chamar, se eles não funcionam, os resultados não chegam” salientou Elton.

Produtor de mandioca no povoado de Itaipu, distrito de José Gonçalves, Givanildo Teixeira relatou que a comunidade conta com o acompanhamento e parceria da Secretaria de Agricultura e da Uesb. “Nós temos melhorado muito a produção de mandiocas em nossa região, devido à essa assessoria técnica. E hoje, mais uma vez, estamos aqui aprendendo, esperamos tirar proveito em tecnologia, como sementes modernas, cultivos e várias outras formas de melhorar cada vez mais pra nós do campo”, explicou Givanildo.

A produtora do assentamento Cipó, Erika Santos, também ressaltou o apoio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural para melhoria na produção local. “Ultimamente, a parceria tem sido satisfatória, e cada dia vem melhorando, graças a Deus, estamos sendo bem assistidos. A mandioca em nossa região é muito importante para a nossa economia, plantamos a mandioca e também produzimos farinha e biscoitos, é uma cadeia produtiva” comentou Érika.

Fonte: Secom PMVC

Etiquetas

Artigos relacionados

Fechar