WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia
camara vc cmvc
DestaquesInteresse Público

Sudoeste: Prefeitos discutem processo de regulamentação para criação da policlínica de Conquista; Herzem sinaliza intenção de fazer parte da iniciativa

Por Expressão Bahia

Na última sexta-feira (01), na sede da Associação dos Municípios dos Vales do Rio Gavião e Rio do Antonio (Amvagra), aconteceu uma reunião entre prefeitos da região e Herzem Gusmão, atual prefeito de Vitória da Conquista, para discussão da regulamentação do Consórcio Interfederativo e construção da Policlínica de Conquista.

Na ocasião, estiveram presentes o prefeito Márcio Ferraz, de Tremedal, que presidiu o encontro. Além dos prefeitos, Herzem Gusmão, Vitória da Conquista; Henrique Tigre (Quinho), de Belo Campo; Lôra Pontes, de Cândido Sales; Flávio Rocha, de Piripá; Silvan Baleeiro, de Condeúba; Delci Alves, de Cordeiros; Antonio Carlos, de Jacaraci; Rita de Cássia, de Mortugaba; Dr. Fred, Licínio de Almeida; Gil Rocha, Guajeru; Léo Gambá, Presidente Jânio Quadros; Lúcio Meira, Mirante; Lêda Silveira, Aracatu. Quem também esteve presente, foi o ex-prefeito de Barra do Choça e hoje representante do Governo do Estado, Oberdan Rocha. A ele, cabe a responsabilidade pela formação e articulação dos consórcios regionais.

O encontro promovido pelo Consórcio Intermunicipal do Vale do Rio Gavião (Civalerg) teve como pauta principal a regulamentação do Consórcio. Foram discutidas também questões internas do Civalerg e do Consórcio Inerfederativo de Saúde de Vitória da Conquista. Modelo que vem sendo implantado pelo Governo do Estado e que pretende construir cinco ou seis policlínicas pela Bahia, a exemplo, das unidades de Guanambi (sudoeste) e Teixeira de Freitas (sul), ambas entregues no mês de novembro.

Outra unidade já anunciada pelo governador Rui Costa, do PT, foi a de Vitória da Conquista. A Policlínica que será instalada no terceiro maior município baiano abrangerá boa parte das cidades que compreendem a região sudoeste.

Com a presença do peemedebista Herzem Gusmão, atual prefeito de Vitória da Conquista, foi sinalizada a real intenção do município de participar do Consórcio Interfederativo. Isso, desde que, a coordenação da unidade a ser implantada fosse regida pelo terceiro maior município baiano.

“Nessa reunião, após conversa com os prefeitos, Herzem Gusmão falou que abriria mão de ser o presidente do Consórcio. Que não disputaria à presidência do consórcio e que apoiaria qualquer outro prefeito como candidato ou pré-candidato para presidir o Consórcio de Saúde. Mas, que ele queria que fosse Vitória da Conquista que indicasse um nome pra coordenar a policlínica”, explicou Ednaldo Viana, secretário executivo da Amvagra.

Apesar do pedido do prefeito de Vitória da Conquista, o impasse sobre essa questão de Vitória da Conquista indicar um nome para coordenação da policlínica regional não foi resolvido. Daí, Márcio Ferraz, presidente da Amvagra, sugeriu que os prefeitos indicassem três nomes, para que eles, os prefeitos, escolhessem e não o governo do Estado. Pois, geralmente a direção da policlínica é escolhida pelo Governo do Estado.

“Como não se teve resolução ainda desse impasse, ficou resolvido que eles iriam pautar primeiro a criação da policlínica. Os municípios vão enviar as leis para as Câmaras de Vereadores. Esse é o processo legal, em que elas têm que aprovar as entradas dos municípios no Consórcio de Saúde, depois os municípios têm que assinar os protocolos de intenções do Governo do Estado. E só então, o Governo do Estado vai lançar a construção da Policlínica, escolhendo o município que provavelmente deve ser Vitória da Conquista. Até porque é consenso entre quase todos os prefeitos. E Vitória da Conquista, é realmente o ponto mais central e que deve receber a policlínica”, frisou o secretário executivo da Amvagra.

Até lá, primeiramente ficaram acordadas as questões de legalização do Consórcio, logo depois será discutida novamente o assunto acerca da direção da unidade regional.

Etiquetas

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar