WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia
camara vc cmvc
DestaquesGeral

Guanambi: Waldenor participa de Fórum Regional sobre avanços das categorias dos agentes comunitários e de endemias

Por Indhira Almeida

O deputado federal Waldenor Pereira esteve presente na manhã dessa quarta-feira (10) no 1º Fórum Regional de Debate sobre os avanços e lutas das categorias dos Agentes Comunitários de Saúde e de Endemias, realizado no Centro de Treinamento Pedagógico (CETEP) de Guanambi.

O evento reuniu lideranças nacionais, como Elaine Alves, Assessora Jurídica da Confederação Nacional dos Agentes Comunitários de Saúde (CONACS) e estaduais, como Maria Aragão, presidenta do Sindicato Regional dos Agentes Comunitários de Saúde de Ribeira do Pombal, além da presidente do Núcleo Regional do Sindicato da Serra Geral da Bahia, Marivalda Araújo e dos trabalhadores das categorias da região da Serra Geral.

IMG_8132

Waldenor compôs, como titular, uma comissão especial na Câmara dos Deputados que emitiu parecer sobre o projeto que dispõe sobre as atribuições dos agentes comunitários de saúde e de endemias da Atenção Básica (PNAB). Waldenor é um dos signatários do decreto legislativo do Congresso Nacional que visa barrar a portaria ministerial do governo Temer. Na última segunda-feira (8), o presidente Michel Temer sancionou, com muitos vetos, a lei que reformula a carreira de agentes comunitários de saúde e agentes de combate às endemias. O deputado Waldenor garantiu, durante o evento, que vai lutar para mudar a situação: “Esses vetos vão ser derrubados, eu não tenho nenhuma dúvida. Eu conversei com o líder do Partido dos Trabalhadores, Paulo Pimenta, lá na Câmara dos Deputados e ele me autorizou a dizer que a nossa bancada vai votar para derrubar os vetos do governo federal”. A afirmação foi muito aplaudida pelos participantes.

Ainda durante o evento, o parlamentar foi homenageado com uma placa pela aprovação da Lei Ruth Brilhante, que define as atribuições da categoria. O nome é uma homenagem à agente de saúde que foi presidenta da CONACS,que se tornou símbolo da luta por direitos da categoria, e faleceu no ano passado. A placa simboliza ainda a gratidão da categoria em razão da atuação do deputado em defesa da categoria. O deputado agradeceu a homenagem, ressaltando que a parceria com os agentes acontece desde seu mandato como deputado estadual. “Venho participando da luta dos agentes comunitários de saúde por reconhecer a importância que vocês cumprem no sistema nacional de saúde. Eu quero me comprometer num trabalho de convencimento, de articulação política, com aquelas prefeituras e prefeitos com quem eu tenho relacionamento e mesmo com outras prefeituras da gente fazer a defesa da aprovação, do encaminhamento dos planos de cargos e salários, naqueles municípios que não tiveram ainda a aprovação”, ressaltou o parlamentar.

Fotos: Vinicius Brito

Etiquetas

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar