WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia
camara vc cmvc
DestaquesGeral

Planalto: Prefeito ressalta importância da Festa da Chegada das Bandeiras para o município

Por Expressão Bahia

Após uma breve pausa em 2017, devido a crise econômica que assolou diversos municípios brasileiros, a ‘Tradicional Festa das Bandeiras’, em Planalto, foi novamente realizada no município. A festa tem como intuito celebrar a devoção ao Senhor do Bonfim, padroeiro municipal.

O prefeito Edilson Duarte, conhecido popularmente como Dico, falou sobre a celebração que completa mais de 4 décadas.

“Esse 2018 estamos realizando a Festa da Chegada das Bandeiras. Pois, em 2017, momento que assumi a prefeitura, tive que tomar a decisão de não realizar a festa por questões administrativas e financeiras prezando zelar pelo interesse da coletividade. Mas, já em 2018, numa situação um pouco mais confortável, nós estamos realizando a festa do padroeiro dando continuidade à tradição.

P1
Foto: Luciene Costa / Expressão Bahia

A cavalgada que sai da comunidade de Entrocamento vem em direção ao município de Planalto, onde passa por algumas ruas até parar em frente a principal igreja da cidade. No caminho, muitas pessoas acompanham a celebração, participam e tiram fotos do momento.

“Nós fizemos uma estimativa de aproximadamente 400 cavaleiros. São pessoas de todos os lugares, desde o município de Planalto até outras cidades da região sudoeste, que participam e celebram também a Chegada das Bandeiras . Foi muito bonito e acredito eu que essa tradição deve permanecer por muito tempo porque é uma coisa agradável. Outro fato importante, foi que durante a benção do padre Joselito aos cavaleiros, acabou chovendo, né?! Um momento também de bênçãos pelas chuvas porque é sinal de prosperidade, de progresso e fartura. Tudo isso motivou uma festa mais bonita e alegre”, frisou o prefeito de Planalto.

001
Foto: Luciene Costa / Expressão Bahia

Os festejos na cidade se iniciaram com a celebração do novenário e a procissão em devoção ao Senhor do Bonfim, que teve início no dia 12 de janeiro e término no dia 20 de janeiro.

“A festa do Senhor do Bonfim tem a programação religiosa feita antecipadamente, uma semana antes da festa de largo, que vem a calhar com a participação popular , a diversão das bandas e da festa na praça.  O evento foi organizado pela Prefeitura, por meio da coordenação de Cultura, contando com o apoio da Câmara de Vereadores, de Nequinha, que cuida de toda a estrutura, da Polícia Militar,  Polícia Civil, Guarda Municipal e comunidade. Tivemos a satisfação de sermos recebidos pelo padre Joselito, do qual quero agradecer a presença, também  agradecer a concessão do padre Mairton, que nos ajudou para que pudéssemos convidar o padre visitante. Agradecer em especial a toda comunidade que participou e que continua participando da nossa Festa da Chegada das Bandeiras”, finalizou Dico.

Etiquetas

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar