Sudoeste: Sihs e Cerb recebem resultado oficial de estudos para Barragem do Rio do Caixa

Sudoeste: Sihs e Cerb recebem resultado oficial de estudos para Barragem do Rio do Caixa
07 março 07:44 2018 Imprimir

A Secretaria de Infraestrutura Hídrica e Saneamento do Estado (SIHS) recebeu na manhã dessa terça-feira (6) o resultado dos estudos preliminares da Barragem do Rio do Caixa, no município de Rio do Pires. Com a presença do secretário Cássio Peixoto e do presidente da Companhia de Engenharia Hídrica e de Saneamento da Bahia (Cerb), Marcus Bulhões, técnicos da pasta se reuniram para analisar os dados coletados em campo. O encontro aconteceu no auditório da Cerb.

Foram apresentadas imagens captadas por drones, informações de topografia convencional, além de estudos hidrológicos e geológicos. “Com isso, daremos celeridade ao processo para a construção da barragem. Todo esse material dará subsídio para os Estudos de Viabilidade Técnica e, definição do melhor local para implantação da barragem”, avaliou Peixoto.

Segundo o superintendente de Insfratestrutura Hídrica, Celso Magalhães, trata-se de um empreendimento importante, porque o município de Rio do Pires integra o polígono das secas. “Por isso a barragem está inserida nos chamados compromissos do Paramirim”. A região tem a Barragem do Zabumbão como principal fonte de suprimento de água. “E a Barragem do Rio da Caixa permitirá ainda que a adutora Zabumbão-Boquira possa ser implantada de maneira harmônica, reduzindo a pressão e o conflito de usos da água no local”, completou Celso. De acordo com ele, a posição participativa da Cerb na elaboração dos estudos para a implantação da Barragem do Rio da Caixa tem sido decisiva, visto que a empresa deverá conduzir os estudos subseqüentes para a construção do empreendimento.

Fonte: Ascom/Secretaria de Infraestrutura Hídrica e Saneamento do Estado (Sihs)



Escreva um comentário

Nenhum comentário

Nenhum comentário ainda...

Seja o primeiro a comentar!.

Publique seu comentário

Your data will be safe! Your e-mail address will not be published. Also other data will not be shared with third person.
All fields are required.