WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia
camara vc cmvc
DestaquesGeral

Conquista: Nildma se reúne com representantes do “Projetos Doulas Voluntárias”

Na manhã do último sábado, 17, em Vitória da Conquista, a vereadora Nildma Ribeiro, do PCdoB,  esteve em uma roda de conversa com representantes do “Projeto Doulas Voluntarias”.

O projeto datado de 17 de maio de 2017, consiste em um importante Projeto de Lei na Câmara de Vereadores de Vitória da Conquista. Segundo a vereadora, o mesmo ainda não foi votado. “Esperamos que em 2018 as pautas de todas nós mulheres sejam apreciadas com mais respeito e dedicação”, refletiu a edil.

PROJETO DE LEI Nº 70/2017-L
Obriga as maternidades, casas de parto e os estabelecimentos hospitalares congêneres, da rede pública e da rede privada, no Município de Vitória da Conquista a permitir a presença de Doulas durante todo o período do trabalho de parto, do parto e do pós-parto imediato, sempre que solicitado pela parturiente e dá outras providências.

AUTORIA: NILDMA RIBEIRO (PCdoB).

Os registros históricos demonstram que, desde os primórdios da humanidade, foi-se acumulando um importante conhecimento empírico, fruto da experiência de milhares de mulheres auxiliando outras mulheres na hora do nascimento de seus filhos. O nascimento humano era marcado pela presença experiente das mulheres da família: irmãs mais velhas, tias, mães, avós.

Atualmente, os partos acontecem em ambiente hospitalar e rodeados de especialistas – obstetras, enfermeiras, anestesistas, pediatras e demais profissionais –, cada qual com sua atuação técnica pertinente. Assim, com a frequente hospitalização para o parto e com a priorização da “técnica fria”, em muitos casos, muitas mulheres sentem-se inseguras e sem o devido conforto e apoio psicossocial.

Dessa forma, a figura das doulas surge justamente para preencher essa lacuna, suprindo a demanda de emoção e afeto nesse momento de intensa importância e vulnerabilidade. São o resgate e a reafirmação de uma prática existente antes da mercantilização, da institucionalização e da medicalização da assistência ao parto.

Etiquetas

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar