WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia
camara vc cmvc
Expressão BahiaGeral

Conquista: Prefeitura reúne mobilizadores que vão atuar na próxima etapa do programa Governando com as Pessoas

Aconteceu nesta quinta-feira (11), no Planetário Municipal Everardo Públio de Castro, uma reunião com mobilizadores governamentais do programa Governando com as Pessoas. Promovido pela Secretaria de Governo (Segov),o encontro visa preparar agentes para atuar como multiplicadores do programa nos bairros e localidades da zona rural do município.

A participação dos mobilizadores se dará por ciclos. O primeiro envolverá o distrito de Inhobim e os bairros Alto Maron e Ibirapuera. Após o projeto-piloto do programa ter sido executado com sucesso no bairro Zabelê, a ideia é que toda a cidade seja contemplada pelo Governando.

O grupo de mobilizadores é formado por servidores e agentes das secretarias municipais, selecionados por residirem nos bairros indicados no ciclo. Segundo a secretária de Governo, Geanne Oliveira, estes agentes terão a incumbência de levar o programa ao conhecimento da comunidade de seus bairros.

Geanne informa que a etapa de escolha dos serviços será disponibilizada à população dos bairros Ibirapuera, Alto Maron e distrito de Inhobim que, a partir do dia 18, escolherá, por meio de uma plataforma on-line, as intervenções que considerar mais necessárias. “Hoje damos início ao maior programa de escuta popular e conclamamos à população que fique atenta às reuniões presenciais e às votações e que participe ativamente de todo o processo”, destacou Geanne.

Um dos mobilizadores governamentais é o coordenador de Esportes da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte Turismo e Lazer, Luciano Pina. Morador do bairro Alto Maron, Pina se diz entusiasta do programa. “É importante participar e votar em um projeto para que a Prefeitura também conheça suas necessidades e execute os serviços com mais eficiência”, ressaltou Luciano Pina.

Cada cidadão que queira participar deverá preencher o formulário disponível aqui. Os moradores desses locais terão até o dia 28 para preenchê-lo e escolher os projetos e as áreas que deverão ser contempladas. Assim, o Governo Municipal, após seguir os procedimentos previstos pelo programa, executará os serviços que forem eleitos pelos moradores como prioridades.

Sobre o Governando

A experiência-piloto do Governando com as Pessoas foi iniciada em junho de 2023 e abrangeu os sete loteamentos que compõem o bairro Zabelê. A localidade foi escolhida pela Segov por ser a mais populosa da Zona Oeste de Vitória da Conquista, com quase 30 mil habitantes. Com isso, o Governo Municipal pôde testar o programa, aprimorando o sistema de votação, a comunicação com os cidadãos e a execução dos serviços e obras.

Os moradores votaram em duas etapas, entre setembro e outubro. Na primeira votação, houve 1.906 indicações de serviços. Na segunda etapa, foram 1.343 votos válidos. A execução dos serviços solicitados durou cerca de 30 dias e a entrega das obras mais votadas foi realizada entre 8 e 12 de dezembro. Os moradores elegeram reformas de quadra, revitalização de praça e de área de lazer, iluminação no campo de futebol, patrolamento de ruas, sinalização horizontal e vertical, além de limpeza das vias. O Governo Municipal também instalou uma base comunitária, num espaço de 100 metros quadrados, cedido pela Associação de Moradores da Vila Serrana. Geanne destaca o trabalho intersetorial de toda a iniciativa, que envolveu nove secretarias municipais.

E agora, ao implementar a ampla escuta, o programa volta a empregar o meio digital para ouvir as solicitações da população. A análise dos dados referentes à experiência inicial permitiu constatar que houve um equilíbrio entre os meios digital e presencial – afinal, além do formulário on-line, foram disponibilizados pontos de atendimento nas escolas e unidades de saúde do Zabelê e no Cras Miro Cairo, a fim de auxiliar os moradores que não tinham acesso à internet ou que não tinham familiaridade com o sistema de votação.

O projeto-piloto foi planejado para que as etapas fossem realizadas dentro do cronograma já aprovado pela Administração Municipal. Todas as obras e serviços propostos pela Prefeitura estavam dentro da capacidade financeira e técnica de execução. A participação popular ultrapassou os limites da votação on-line, já que os moradores participaram efetivamente da realização das intervenções.

Agora, toda a expertise adquirida durante a experiência com o Zabelê será estendida a todo o território municipal. “É muito importante a mobilização, que todas as pessoas se engajem nas etapas do Governando com as Pessoas, porque o resultado da obra ou do serviço entregue é aquilo que a população elegeu como prioridade”, garante a titular da Segov.

Fonte: Secom PMVC

Etiquetas

Artigos relacionados

Fechar