WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia
camara vc cmvc
Expressão Bahia

Conquista: SMS e Clínica Veterinária da UniFTC realizam segunda ação de castração de animais neste ano

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS), por meio do Serviço de Controle de Zoonoses, e a Clínica de Medicina Veterinária da UniFTC estão realizando, este ano, a segunda etapa de castração de animais resgatados por ONGs e protetores independentes, que foi dividida em quatro dias de ações.

Em torno de 70 cães machos, gatos machos e fêmeas, passarão pelo procedimento de esterilização, que é conduzido pelos alunos do 7º e 8º semestres do curso de Medicina Veterinária, com total supervisão e orientação dos professores. Desde o início da parceria, mais de 200 cães e gatos já foram castrados por meio do projeto.

Na ação desta terça-feira (31), a protetora Paula Araújo levou o cachorro Luki, que resgatou das ruas, para ser castrado. “Ele foi do Vila América até a Urbis V atrás da antiga dona, que mudou de casa e o abandonou na rua, e aí a gente adotou. Depois surgiu essa oportunidade de castrar, nesse projeto, que é muito bom, até para facilitar para quem não tem condições. Quero tentar castrar minhas gatinhas também”, contou Paula.

Paula e Luki

Nessa parceria, a UniFTC disponibiliza as vagas para castração, de acordo com a capacidade da clínica, e a SMS fornece os materiais e medicamentos necessários para o procedimento. “Desde 2022 estamos juntos com a instituição nessa parceria, que tem sido uma via de mão-dupla, tanto para o município que busca fazer o controle das populações de animais vítimas de abandono e maus-tratos, quanto para os alunos de veterinária que têm a oportunidade de ter essa vivência prática dentro do centro cirúrgico”, explicou o veterinário e coordenador do Serviço de Controle de Zoonoses do município, Luís Cláudio Moura.

As castrações dos animais ainda não estão abertas para o público geral, pois busca priorizar os animais abrigados por ONGs e protetores independentes que estão inseridos em comunidades socialmente vulneráveis, possibilitando, assim, o controle populacional de cães e gatos, bem como a transmissão de zoonoses – doenças infecciosas transmitidas entre animais e pessoas.

Serviço de Controle de Zoonoses – O principal foco de trabalho do serviço é promover ações e serviços que visem à posse responsável de animais para a prevenção de zoonoses, como a castração, vacinação antirrábica, controle da raiva e de vetores causadores de doenças de importância para a saúde pública, a fim de garantir a prevenção, promoção e proteção à saúde humana e animal.

Fonte: Secom PMVC

Etiquetas

Artigos relacionados

Fechar