WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia
camara vc cmvc
Geral

Grupo Chiacchio completa 25 anos de atuação e mostra iniciativas sustentáveis

Por Celso Rios

Formado há mais de 25 anos, o grupo Chiacchio, com sede na cidade de Vitória da Conquista, foi a primeira empresa de embalagens flexíveis do sudoeste baiano e uma das pioneiras no estado da Bahia. Ao todo são cinco empresas que fazem parte do grupamento e atuam em diferentes segmentos de mercado, quatro dessas tendo o foco comercial e uma voltada para o viés socioambiental.

f3748f89-b1dc-4939-a82c-134dd83290f4

Hoje todas as empresas pertencentes a essa cadeia geram aproximadamente 270 empregos diretos e 350 indiretos. Desses profissionais indiretos destacam-se motoristas, representantes, fornecedores e prestadores de serviços. O faturamento segundo o superintendente comercial do grupo, Evando Lima Prates, gira em torno de R$ 100 milhões de reais.

c7ed947d-2e53-45dd-8311-71bad2a8b67b

Dentre as cinco empresas que formam essa cadeia industrial estão: a Chiacchio Embalagens, responsável pela produção de sacos, sacolas e filmes técnicos; Cesbap, voltada para produção de mangueiras agroindustriais e para construção civil, e frascos para indústria láctea e química;

Plascchio, que atua com a produção única e exclusiva de descartáveis, como pratos, copos e potes; Aquatubos, dedicada a produção de tubos em PVC; e a Tubahia, com foco totalmente ambiental e especializada na transformação de sobras industriais em mangueiras recicladas. Todas as produções são próprias e não contam com empresas terceirizadas.

b627984e-ac08-4139-a4c0-25f92c3ae2d6

A atuação comercial da empresa se estende em maior parte na Bahia, onde absorve 95% da cadeia produtiva do grupo. Os 5% restantes são absorvidos pelos estados de Sergipe, Alagoas, Ceará, Minas Gerais e São Paulo, localidades em que o grupamento também atua.

De acordo com Evando Prates  a crise afetou todas as empresas do segmento nacional, no que diz respeito ao recuo de consumo por parte dos consumidores e as políticas de governo que impediram melhores possibilidades de ações internas comerciais.

“Com isso quero dizer que o grupo detém hoje um fornecedor com 90% do mercado de fornecimento de produtos petroquímicos. Este produto hoje é uma commoditie (matéria prima), então esse fornecedor sofre impacto diretamente com as variações cambiais de dólar e políticas ambientais. Logo, quando se tem uma variação de preço muito agressiva no mercado e é natural com a demanda de desempregos que houve durante o ano, o consumo recue e o mercado como um todo deixou de girar. Por conta disso todas as empresas foram impactadas”, analisou o superintende comercial.

c6661a6e-4952-4b41-868d-e6867acc8799

Só este ano as empresas do grupo tiveram corte de 40 colaboradores diretos, além de dispensas também de empregados indiretos.

Atendendo também a questão socioambiental o grupamento investe em ações sustentáveis como a empresa Tubahia e Cesbap, voltada para reciclagem de excedentes oriundos das indústrias e materiais recicláveis coletados por associações de catadores de lixo “A reciclagem acontece em duas partes.

a4e28537-50e3-41f0-8c15-bede42c7a188

Primeiro temos empresas no segmento de plástico que nos fornecem as sobras industriais que serão aproveitadas para a produção de mangueiras recicladas. A segunda parte no processo de reciclagem são as associações de catadores de lixo, que separam todo o material plástico descartado no ambiente e trazem para nós. A partir do material coletado é feito uma permuta financeira, e em seguida o lixo recuperado, é separado e lavado para ser transformado em mangueiras para irrigação agroindustrial”, explicou Evando Lima Prates.

be2a5685-a17c-4baf-a0f8-f96b9f5d9d7d

Ainda segundo o superintende essa iniciativa contribui tirando os dejetos do meio ambiente e evitando à poluição de rios e congestionamentos das vias pluviais urbanas, desta forma prevenindo enchentes, e claro, preservando o meio ecológico para que haja mais equilíbrio.

941ee31f-536a-4548-bc5a-41a8f290f532

Além de ser uma alternativa sustentável, pois, o lixo é transformado em novos produtos. Todo processo de produção das empresas do grupo Chiacchio obedecem às normas internacionais. A fabricação de copos, por exemplo, do processo de composição até o embalamento é feito de forma automatizada não tendo contato algum com qualquer pessoa.

Etiquetas

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar