WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia
camara vc cmvc
Expressão BahiaGeral

Gestão de Jerônimo Rodrigues mantém a Bahia entre os líderes em investimentos, destaca Zé Raimundo

Nos primeiros cem dias de gestão do governador Jerônimo Rodrigues, o investimento do estado já alcançou R$ 1,76 bilhão e acena para um novo recorde até o final ano. Este dado positivo para o começo de uma nova gestão foi o ponto de destaque na avaliação do deputado estadual Zé Raimundo (PT), membro da Comissão de Finanças, Orçamente e Controle da Assembleia Legislativa da Bahia (Alba), colegiado que realizou audiência pública nesta última terça-feira (18) para apresentação de balanço do governo do estado, feita pelo secretário estadual da Fazenda, Manoel Vitório.

“São investimentos iniciais que, segundo as projeções do secretário Manoel Vitório, nos leva a crer que vamos manter, e até superar, a nossa posição de destaque no cenário nacional que perdurou durante o Governo de Rui Costa, figurando a Bahia entre os estados que mais investem em políticas públicas”, concluiu Zé Raimundo ao final da audiência, realizada no Plenarinho.

De acordo com o secretário, os investimentos destes primeiros cem dias de gestão do governador Jerônimo Rodrigues são bastante expressivos, considerando-se a média de investimentos do Governo do Estado nos últimos anos, que ficou em torno de R$ 3,4 bilhões, e o fato de que os desembolsos do setor público tendem a ser mais baixos a cada início de exercício financeiro.

No final da audiência, o secretário da Fazenda ressaltou que no atual governo, como no anterior, o Estado continua enfrentando desafios relacionados a um cenário global de dificuldades econômicas, mas a orientação do governador Jerônimo Rodrigues segue sendo a de preservar o equilíbrio das contas e continuar investindo, agora com mais ênfase no aprimoramento da gestão da infraestrutura já implantada. Vitório citou o esforço do governo para a atração de novos investimentos privados, incluindo a ênfase no desenvolvimento de Parcerias Público-Privadas.

O secretário também enfatizou o legado dos últimos governos estaduais, que tiveram à frente Rui Costa e Jaques Wagner, de muita seriedade na gestão financeira do Estado, e disse que esta é uma divisa que também foi estabelecida pelo governador Jerônimo Rodrigues ao tomar posse. Ele ressaltou que o desafio do Estado agora é seguir com as contas em dia diante do “dificílimo cenário econômico brasileiro, agravado pelo desmonte da capacidade de atuação do setor público e pela perda de receitas por estados e municípios”.

Ainda citando iniciativas destinadas a mitigar a difícil situação econômica brasileira herdada pelo governo do presidente Lula, o secretário ressaltou a importância do programa Bahia Sem Fome, em fase de implementação, que deverá incluir ações de complementação de renda para famílias baianas em situação de vulnerabilidade social. “O Estado da Bahia seguirá, agora ao lado do presidente Lula, cumprindo a sua parte no sentido de proteger as parcelas mais fragilizadas de sua população e de promover a retomada do desenvolvimento, que trará impactos positivos tanto no âmbito econômico quanto no social”, afirmou.

Fonte: Ascom

Texto: Joana D’Arck

Etiquetas

Artigos relacionados

Fechar