WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia
camara vc cmvc
DestaquesInteresse Público

Conquista: Estudantes do CJCC apresentam projetos de iniciação científica na SBPC em Maceió

Os estudantes Gabriel Costa, Alisson Lima, Renata Valença e Natasha Matos, do Centro Juvenil Centros Juvenis de Ciência e Cultura (CJCC) de Vitória da Conquista, no Sudoeste baiano, estão radiantes. Eles participam da 70ª edição da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência(SBPC), em Maceió – Alagoas, com três projetos de iniciação científica de suas autorias. Os trabalhos dos alunos da rede estadual – voltados à inovação e tecnologia – foram selecionados em meio a milhares de projetos inscritos de todo o país e apresentados, no evento nacional, nesta quarta-feira (25). A SBPC termina no sábado (28).

Com o projeto de animação digital interativa, produzido no CJCC como uma ação educativa sobre sustentabilidade, a estudante Renata Valença, 16, 2º ano do curso técnico de Informática do Centro Territorial de Educação Profissional (CETEP) de Vitória da Conquista, fala sobre este momento. “Ficamos muito felizes de termos o nosso projeto escolhido para ser apresentado em um congresso de importância nacional. Vamos mostrar um jogo interativo que dá dicas sobre o que é sustentável. Além disso, está sendo uma experiência incrível conviver com pessoas de todo o país e conhecer tantos projetos maravilhosos. É um aprendizado que levaremos para a vida toda”, revela.

A estudante Natasha Matos, 17, 3º ano do Colégio Estadual Adélia Teixeira, em Vitória da Conquista, apresentou o projeto derivado do curso “É da sua conta?”, oferecido pelo CJCC. “Trata-se de um artigo no qual falamos sobre a importância da educação financeira na sociedade do consumo, sob a perspectiva de jovens da escola pública. É uma área que me interessa e o objetivo do trabalho é mostrar ao jovem sobre a importância do consumo consciente, de fazer pesquisas de preço, de conhecer os direitos do consumidor, entre outras questões ligadas ao tema. Estar aqui na condição de estudante do Ensino Médio mostrando o nosso trabalho a um público formado, na sua maioria, por pessoas de nível superior é um privilégio, uma honra”.

Alisson Lima, 17, 3º ano do Colégio Estadual Polivalente, junto ao colega Gabriel Costa, é o autor do projeto de um autorama construído como estratégia para os estudos de ciências e matemática. “Está sendo muito gratificante participar de um evento tão grandioso como a SBPC, conhecer outros projetos, circular por atividades como A SBPC Jovem, que é realizada paralelamente à programação científica do evento e destinada aos estudantes do Ensino Básico”, disse. O estudante falou, também, da importância do projeto: “Por meio do autorama, os estudantes ganham conhecimentos básicos de Física e Matemática, já que para os carrinhos se moverem trabalhamos com métrica, energia mecânica e outros assuntos ligados a essas disciplinas”.

A professora e vice-diretora do CJCC de Vitória da Conquista, Elma Souza, contou que os estudantes estão aproveitando ao máximo a experiência de participar da SBPC. “Um congresso de nível nacional que envolve ciências e tecnologia é fundamental para os nossos estudantes da escola pública. Eles estão tendo contato com alunos do Ensino Superior e acesso a professores universitários de todo o país e isto é uma oportunidade incrível para a produção do conhecimento científico. E o mais interessante é que eles não estão aqui apenas como ouvintes, e sim para apresentar os seus trabalhos. É uma experiência impagável”.

Sobre o CJCC – Unidades da rede estadual de ensino, os Centros Juvenis de Ciência e Cultura (CJCC) são espaços interescolares que funcionam em diálogo com os colégios de ensino regular da rede de onde originam os estudantes. Os CJCC visam o fortalecimento da educação complementar, a diversificação do currículo e a ampliação de jornada escolar, já que os alunos matriculados nos centros participam das oficinas no turno oposto ao da escola regular. O CJCC conta com cinco unidades no Estado: Salvador, Senhor do Bonfim, Vitória da Conquista, Barreiras e Itabuna. Estão em implantação as unidades dos Centros Juvenis de Irecê, Jequié, Feira de Santana e Serrinha. (Ascom Educação)

Foto: Divulgação/ ilustração

Etiquetas

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar