WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia
camara vc cmvc
Interesse Público

Vitória da Conquista combate a intolerância religiosa nos dias 20 e 21

O Brasil é um Estado laico e isto está garantido pela Constituição Federal, que em seu artigo 5º, inciso VI, diz ser “inviolável a liberdade de consciência e de crença, assegurando o livre exercício dos cultos religiosos e garantindo, na forma da lei, proteção aos locais de culto e as suas liturgias”.

No entanto, a realidade demonstra que a busca pela plena liberdade de crença deve ser um exercício diário. Por isso, em Vitória da Conquista, duas atividades marcarão o Dia Nacional de Combate à Intolerância Religiosa, data instituída pela Lei nº 11.635, oficialmente celebrada em 21 de janeiro.

No dia 20, às 21h, na Praça Tancredo Neves, será realizada a quinta edição da Alvorada dos Ojás, quando grupos religiosos de matriz africana saem de dentro de seus terreiros com os ojás (elemento sagrado de proteção da cabeça – o “ori”) e, já pela madrugada, enlaçam os troncos das árvores com panos brancos. O gesto simboliza, ao mesmo tempo, humildade e coragem, e significa um “abraço pela paz” em Vitória da Conquista.

Já no dia 21, na Praça Nove de Novembro, a programação segue com o Ato Público de Combate à Intolerância Religiosa. O evento começa, a partir das 14h e conta com o apoio da Rede Caminho do Búzios.

Fonte: Ascom/PMVC

Etiquetas

Artigos relacionados

Fechar