WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia
adriana calcados
Interesse Público

Prefeito corrige e encaminha Projeto de Lei para adesão ao Consórcio Público de Saúde (Policlínica)

Após a repercussão na imprensa, pressão da opinião pública, Conselho Municipal de Saúde e toda a Câmara de Vereadores, o prefeito Herzem Gusmão finalmente corrigiu e encaminhou, já no final da Sessão desta sexta-feira (30), o Projeto de Lei 016/2018 que autoriza o Chefe do Executivo a firmar Protocolo de Intenções com o Estado da Bahia, para o fim de participar do Consórcio Púbico de Saúde, no qual o município entrará com uma contrapartida financeira de 40%.

Apesar de até o momento a Secretaria de Comunicação (Secom) não se manifestar sobre o tema, o Blog do prefeito Herzem Gusmão (Resenha Geral), divulgou uma nota, antes da Sessão, afirmando que “a Prefeitura enviou mensagem a Câmara de Vereadores solicitando aprovação da Lei, que permitirá a adesão ao consórcio que é formado por prefeituras da região Sudoeste desde o dia 4 de outubro“.

VEREADORES SE REVOLTARAM COM MANOBRA DO EXECUTIVO 

A declaração tácita do Prefeito em seu blog, transferindo a culpa pelo atraso na aprovação ao Legislativo revoltou boa parte dos vereadores. O Presidente da Câmara, Hermínio Oliveira, rebateu a informação e esclareceu que o Projeto de Lei 016/2018 não estava na Casa, pois havia sido devolvido por 02 vezes devido a erros. “A Secretaria Geral recebeu um Ofício sem o Projeto de Lei. Depois [a Prefeitura] mandou o Projeto de Lei truncado, errado. Foi devolvido duas vezes, para fazer a emenda, o conserto no Projeto, para tramitar nas Comissões desta Casa, na Comissão de Orçamento e também Justiça e Redação Final”, disse. Logo em seguida anunciou a chegada do Projeto, dessa vez com as correções devidas. “Foi chegado no dia de hoje, sexta-feira (30), eu assinei, a inclusão de pauta do pedido do Projeto”, explicou.Antes disso, diversos outros vereadores se revezaram na Tribuna afirmando não ter recebido o Projeto de Lei e relembrando os demais Projetos de interesse e auxílio ao Executivo que foram aprovados desde que o governo Herzem assumiu o Executivo. 

O vereador David Salomão aproveitou sua fala para tecer severas críticas ao Prefeito Herzem Gusmão. “Esse prefeito está atrapalhado. Ele não é humilde, ele erra e é arrogante. Ele não reconhece os mínimos erros. A oposição acompanhou na época da vinda da Policlínica, ele por birra política com o governo do Estado, que a gente tem que ser franco e falar a verdade, não queria participar do Consórcio Público. Imagine, uma questão de saúde, ele com birra pessoal política, na condição de gestor, todo mundo acompanhou na imprensa, falada e escrita, a tendência de não participar do projeto por conta da desavença política pessoal dele. Agora, erra, tem uma equipe de inoperantes, não chegou o Projeto na Casa, pois eu sou o Presidente da Comissão de Legislação e Justiça e Redação Final”, afirmou.

CONQUISTA JÁ TEM UMA POLICLÍNICA, DIZ HERZEM

“Conquista já tem uma policlínica, que é o Cemae. O Cemae atende 700 pessoas diretamente por dia, além dos serviços terceirizados”, essa declaração foi dada pelo prefeito Herzem Gusmão, em dezembro do ano passado, e que foi publicada no site da PMVC. O prefeito diz que reconhece a importância da Policlínica, mas assegurou que investirá mais no Cemae que tem o total comando da Prefeitura. “O tamanho da nossa adesão dependerá da capacidade instalada da Policlínica, e eficiência dos serviços que serão prestados”, disse o prefeito na quinta-feira (29), em reportagem do Blog da Resenha Geral.

Fonte: Blog do Caíque Santos

Etiquetas

Artigos relacionados

Fechar