WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia
camara vc cmvc
Geral

Dia Internacional da Pessoa com Deficiência é lembrado em Conquista

Nesta segunda-feira, 3 de dezembro, é celebrado o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência. Para lembrar a importância da data e reforçar a luta pela efetivação dos direitos dos deficientes, uma caminhada partiu da Praça Guadalajara nesta manhã, percorrendo ruas do Centro de Vitória da Conquista. O evento foi promovido pelo Conselho Municipal da Pessoa Com Deficiência, junto a associações da área, e com o apoio da Prefeitura Municipal. “Esta data é a possibilidade de nos mostrarmos para a população e criarmos esse respeito que se deve ter pela pessoa com deficiência”, afirma o presidente do Conselho, Jailton Ferreira. “Sair da Praça Guadalajara, indo para a praça Nove de Novembro; mostrando, nesse percurso, à sociedade, que é muito importante para nós, deficientes, mostrarmos que somos capazes de promover essa ação social”, finaliza.

A presidente da Associação Conquistense para Atendimento Especializado à Pessoa Autista (Acaepa), Vitória Aparecida, lembra que o Brasil possui mais de 4 milhões de pessoas com deficiência, o que corresponde a cerca de 25% da população. “Para que a inclusão social saia do papel e passe para prática”, diz a respeito do objetivo da luta representada pelo evento desta manhã. “É 25% da população que merece respeito. Então é conscientizar, tanto a população, quanto o poder público”, diz.

A conscientização da população, além da necessidade de assistência, também é o ponto destacado pela presidente da Associação Conquistense do Deficiente Físico (Acondef), Stephanie Novais. “Para que eles entendam nossas reais necessidades, para que eles entendam nossos direitos. Todo mundo tem direito, mas nem todo mundo tem a necessidade”, explica.

Adriana Novais, mãe de Stephanie, reforça que é preciso que toda a população apoie essa causa. Para isso, ela faz um convite: “Hoje nós estamos assim, com ela [sua filha] na cadeira; mas amanhã pode ser qualquer outra pessoa. Então a gente tem que começar a se conscientizar agora, abraçar a causa, e vamos trabalhar para fazer de Conquista uma Conquista com acessibilidade”.

Fonte: Ascom/CMVC

Etiquetas

Artigos relacionados

Fechar