WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia
adriana calcados
Geral

Site Expressão Bahia fala com especialista sobre como a escola se prepara para volta às aulas

Por Lílian Symaia – No início de fevereiro, muitas escolas de Vitória da Conquista darão início a mais um ano letivo. Começo do ano é sempre bastante complicado: estudantes enfrentam escola nova, horário novo, série nova. Mas, enquanto os alunos estavam gozando de suas merecidas férias, diretores, coordenadores e professores aproveitaram o tempo para avaliar o ano que passou, corrigir o que não deu certo, e planejar estratégias para receber os alunos e alcançar os resultados que almejam. Para entender como as escolas se preparam, seja desde da recepção dos alunos no primeiro dia de aula até o direcionamento do projeto pedagógico, o site Expressão Bahia conversou com o Diretor Pedagógico do Colégio Galileu, Julivaldo Batista dos Santos, Bacharelado e licenciatura em História e Bacharel em Direito pela Universidade Católica de Salvador. Confira a entrevista completa:

Expressão Bahia – Início de novo ano letivo é sempre complexo. Dar adeus às férias é bem complicado. Como a escola se prepara para esses primeiros dias de aula? Quais estratégias a escola utiliza para quebrar “esse gelo” dos primeiros dias?

Julivaldo dos Santos – O retorno às aulas não é, necessariamente, desagradável à todas as crianças, haja vista a expectativa e o desejo que muitas delas nutrem em estar de volta ao ambiente escolar. Porém, é importante e necessário que a escola prepare uma recepção calorosa para os seus alunos, oferecendo de imediato, situações de acolhimento e descontração com vivências de atividades lúdicas como as brincadeiras, dinâmicas de grupo e os jogos. Nessa interação a criança se aproxima dos colegas, bem como do restante do corpo escolar e esse tem a possibilidade fazê-los se sentirem queridos e bem-vindos de volta às aulas.

Expressão Bahia – É importante ter um cuidado especial com os alunos novos na escola, principalmente no início do ano letivo. Existe alguma atividade especifica para esses casos?

Julivaldo dos Santos – Esse é um momento de expectativa da criança, pois estar em um ambiente novo pode causar certa inibição, um desconforto. É muito apropriado promover atividades de integração, como dissemos anteriormente, dentro e fora da sala de aula para que ela se sinta à vontade. Além disso, um olhar sensível e acolhedor, buscar sempre uma aproximação de maneira atenciosa, pode fazê-la perceber que ela é realmente bem-vinda à escola.

Expressão Bahia – Como os pais podem auxiliar seus filhos nesse retorno às aulas?

Julivaldo dos Santos – A relação família-escola é essencial para que o aluno tenha um bom desenvolvimento escolar. Os pais tem papel fundamental no processo de aprendizagem da criança no que diz respeito ao acompanhamento das tarefas, incentivando uma rotina de estudos, a observação dos materiais, o cumprimento dos prazos de entrega das atividades. Nesse ano, será fundamental a sensibilização da nossa instituição de ensino com relação ao apoio que se faz necessário aos pais. Assim sendo, buscaremos uma melhor comunicação com a família promovendo palestras, orientações e reuniões pedagógicas com o objetivo de facilitar a compreensão sobre os processos de ensino-aprendizagem da criança.

Expressão Bahia – Este é o primeiro ano de implantação do Colégio Galileu. Que tipo de ensino vocês pretendem oferecer a seus alunos?

Julivaldo dos Santos – A proposta do Colégio Galileu objetiva um ensino que possibilite a apropriação dos conhecimentos produzidos historicamente pela humanidade. A nossa metodologia, apoiada no materialismo dialético, visa a construção de um conhecimento crítico, permite que o aluno questione, reflita a realidade social com as suas contradições, crie hipóteses, problematize e chegue as suas conclusões a partir das observações e vivências que lhe foram propostas no ambiente escolar. Nesse processo não podemos perder de vista a intencionalidade pedagógica do professor e a compreensão de que a criança possui saberes prévios que vão nos guiar na condução do ensino. Ela se destaca, ainda, por assegurar um espaço em que a criança seja respeitada nos seus direitos e, dentre eles, o de ser protagonista no processo de ensino-aprendizagem.

Expressão Bahia  – Um instrumento importante é o Projeto Político Pedagógico da escola. Como ele será direcionado em 2019? Qual é a proposta curricular da escola?

Julivaldo dos Santos – O PPP tem como uma das finalidades, guiar as ações da escola durante todo ano letivo. Nele foi delineado os objetivos e metas que se deve alcançar no decorrer do ano. Por esse motivo, se faz necessário revisitá-lo durante todo o ano letivo para avaliar até que ponto a escola está caminhando na direção desejada. Quanto a proposta curricular da escola, oferecemos todos as disciplinas exigidas para o currículo de acordo com as novas determinações da BNCC. Além delas, o xadrez, a arte, a musicalização, a psicomotricidade, o inglês e o espanhol por entendermos que esses componentes agregam valores de suma importância para o processo de aprendizagem da criança.

Etiquetas

Artigos relacionados

Fechar