WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia
camara vc cmvc
Geral

Conquista: Prefeito convoca Comitê de Crise para remediar danos causados pela chuva

Após assinatura do Decreto nº 19.207/19, declarando estado de emergência em Vitória da Conquista, por conta das fortes chuvas de ontem, o prefeito Herzem Gusmão convocou uma reunião com o Comitê de Gerenciamento de Crise. Formado por setores estratégicos do Governo Municipal, o grupo se reuniu na manhã desta segunda-feira (18), no Gabinete Civil, a fim de traçar ações imediatas em resposta aos danos causados pela cidade.

Durante a reunião, foram apontados os locais mais afetados pela tempestade, como a Avenida Luís Eduardo Magalhães, o acesso ao bairro Boa Vista e os bairros Santa Cecília e Panorama. A Prefeitura já iniciou obras de reparação em algumas localidades, que serão geridas com recursos próprios do Município. Para dar andamento ao serviço em outros pontos emergenciais, o Governo buscará o auxílio de recursos federais.

“Vamos, agora, com esse Comitê de Crise, iniciar os trabalhos. E vamos a Brasília buscar recursos, para que a gente possa estender e dar uma cobertura melhor de drenagem à cidade”, afirma o prefeito. “Temos um projeto de mais de 10 milhões de reais, um projeto emergencial, que não vai contemplar toda a cidade, mas são 10 milhões de reais que vamos buscar em Brasília para amenizar os efeitos da chuva em Conquista”, garante Gusmão.

De acordo com o secretário de Infraestrutura Urbana, José Antônio Vieira, apesar dos esforços do Governo Municipal para implantar e melhorar os canais de drenagem nos últimos anos, Vitória da Conquista ainda conta com menos de 10% da rede necessária para suportar fortes chuvas. Por isso, é preciso uma grande força tarefa para minimizar os prejuízos: “Estivemos em todo o período depois da chuva, até 22 horas de ontem, em todos os pontos, com máquinas, fazendo limpeza, fazendo ações emergenciais, desviando o trânsito para proteger a população”.

Ações imediatas – Em menos de 30 minutos de chuva neste domingo, os pluviômetros da Defesa Civil registraram 29 milímetros de chuva. Assim que cessou a chuva, o prefeito Herzem Gusmão e secretários municipais acompanharam os trabalhos de desobstrução das vias, limpeza dos canais e escoamento de águas da chuva. A Coordenação Municipal de Trânsito também esteve em algumas localidades bloqueando o trânsito, para segurança da população assim como ações da secretária de Serviços Públicos e da Defesa Civil.

Fonte: Ascom/PMVC

Etiquetas

Artigos relacionados

Fechar