WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia
camara vc cmvc
Interesse Público

Ações prioritárias na área da Saúde são debatidas na Seplan

As ações prioritárias da secretaria estadual da Saúde (Sesab) foram debatidas nesta sexta-feira (15), durante reunião realizada na Secretaria do Planejamento do Estado (Seplan). Além dos secretários estaduais do Planejamento, Walter Pinheiro, e da Saúde, Fábio Vilas-Boas, o encontro contou com a presença do corpo técnico das respectivas pastas.

Entre as ações prioritárias na área da Saúde, destaque para a ampliação do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e dos serviços para garantia da regionalização da assistência, investimento na construção e ampliação de unidades hospitalares, ampliação do processo de industrialização farmacêutica, vigilância à saúde como fomento para a prevenção de doenças e investimento na construção de novas maternidades.

“A gente está nessa sequência de conversas cujo intuito principal é promover um grau de sintonia entre o Planejamento e as diversas secretarias, para poder cumprir a questão da transversalidade e integração nas ações prioritárias de governo, visando o cumprimento do Plano Plurianual e do Programa Participativo de Governo consolidado pelo governador Rui Costa como Plano de Governo a partir de uma ampla ausculta promovida junto à sociedade. Por outro lado, também, é importante esse alinhamento para a gente ir vendo quais são as deficiências orçamentárias e ao mesmo tempo ver como é que a gente pode ir ajudando a Secretaria da Saúde na correção de alguns elementos fundamentais para que possamos executar, atender e cada vez mais melhorar os serviços na ponta. Então, o papel da Secretaria do Planejamento é auxiliar as secretarias nisso, inclusive também na captação de recursos e na execução de convênios”, destacou o secretário Pinheiro.

Pinheiro ressaltou ainda que alinhou com o secretário Vilas-Boas a realização de um processo de formação à distância voltada para gestores da Sesab, para que eles possam ampliar a capacidade de utilização dos sistemas de gestão, planejamento e finanças. “Nós vamos patrocinar um processo enorme de formação à distância para poder ir trabalhando no sentido do cumprimento de algumas metas e atividades que podem ser feitas à distância pelo corpo funcional da Sesab”, disse.

O secretário da Saúde avaliou como positivo o encontro, principalmente para consolidar os números de custeios e investimentos da Secretaria. “Esta é uma atividade que nos permite fazer um planejamento orçamentário e financeiro realista, principalmente para poder enfrentar as graves dificuldades dos distúrbios do financiamento progressivo que o sistema de saúde vem enfrentando em todo o Brasil, principalmente depois da publicação da Emenda Constitucional 95. Eu considero que essa é uma ação de apoio transversal, que irá nos ajudar a implantarmos e acompanharmos com ferramentas objetivas os nossos números e podermos conseguir um apoio institucional dentro do governo, para ampliar nosso financiamento”, ressaltou. Além da Secretaria da Saúde, a Seplan já realizou reuniões para debater as áreas prioritárias das secretarias do Meio Ambiente e de Infraestrutura.

Fonte: Ascom

Texto: João Teixeira dos Santos

Etiquetas

Artigos relacionados

Fechar