WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia
Interesse Público

Conquista: oficina de capacitação trata de relação entre os Sistema de Assistência Social e de Justiça

O Governo Municipal vem investindo em atividades de educação permanente como forma de consolidar a Política Nacional de Educação Permanente do SUAS – PNEP/SUAS no âmbito do município de Vitória da Conquista e para garantir aos trabalhadores do SUAS acesso a informações importantes que potencializarão os serviços a serem ofertados aos usuários.

Na manhã desta quinta-feira (14), foi realizada a abertura da oficina formativa “A Relação entre o Suas e o Sistema de Justiça” com a presença de 90 pessoas entre representantes de órgãos municipais, juizados, promotorias, polícias e conselhos. Na ocasião, a vice-prefeita e secretária municipal de Desenvolvimento Social, Irma Lemos, deu as boas-vindas e deixou a saudação do prefeito que se encontra em viagem a Brasília.

“Realizamos mais um evento com uma pessoa do quilate da doutora professora. Quero desejar a vocês dois dias de muito debate e de troca de ideias. Conquista cada dia cresce mais e nós temos buscado conhecimento para trazer aos nossos servidores a fim de, quando terminarmos esse ciclo, deixarmos pessoas preparadas”, declarou a gestora.

 

O evento visa discutir sobre os principais desafios da importante relação entre a Assistência Social e a Justiça. “O propósito é aprofundar a análise do Sistema Único de Assistência Social e depois debatermos qual é a relação possível com maior qualidade a ser estabelecida com os órgãos que compõem o sistema de Justiça. Como a assistência social trabalha com vulnerabilidade e riscos esses temas são também de responsabilidade dos órgãos de sistema de Justiça para assegurar direitos”, esclareceu Denise Colin, Assistente social do Ministério Público do Estado do Paraná – MPPR. Doutora em Sociologia Política, Colin também foi gestora da política estadual de assistência social no Paraná de 2003 a 2009 e Secretária Nacional de Assistência Social do Ministério de Desenvolvimento Social – MDS de 2011 a 2014.

Nesse dia, a palestrante explanou sobre a Política de Assistência Social e grupos de trabalho mapearam a rede socioassistencial e debateram as suas principais demandas.

Para a delegada do Núcleo da Criança e do Adolescenteda Polícia Civil,RosileneMoreiraCorreia, é uma satisfação participar da formação: “A gente fica muito feliz em saber que vai ficar dois dias em uma oficina ministrada por essa pessoa capacitada e essa integração de todos os poderes é importante. Eu vejo que o município está avançando nestas políticas públicas”.

Também estiveram presentes na abertura: o juiz da Vara da Infância e da Juventude da Comarca de Vitória da Conquista, Juvino Brito; Promotora deJustiçada Cidadania,GuiomarMiranda Melo; promotor de Justiça da Infância e da Juventude,Marcos Coelho; do representante do Comando do Policiamento da Região Sudoeste, PmMajorSilvio Berlink; e do Comandante do Esquadrão de Motociclistas Falcão, major Fabiano Viana.

A oficina encerra-se na sexta-feira (15) com a construção de estratégias de trabalho, fluxos de atendimento e encaminhamentos, construindo a complementariedade e a intersetorialidade, evitando que as ações se tornem personificadas, frágeis e não duradouras.

Fonte: Ascom/PMVC

Etiquetas

Artigos relacionados

Fechar